O uso do Dojo na prática pedagógica do ensino de lógica de programação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n2p441-453

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar a contribuição do uso de softwares para o ensino de lógica, adotando-se o “Dojo” como prática pedagógica. Como investigação empírica, a pesquisa constitui um estudo de caso, na disciplina de Lógica de Programação do curso Técnico de Informática do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado de Sergipe. A partir da verificação sobre as dificuldades de aprendizagem dos estudantes, desenvolveu-se à experimentação do uso do Dojo como metodologia para o ensino. As análises foram feitas sob abordagem qualitativa, associando-se os dados obtidos na atividade pedagógica e os referenciais adotados no estudo. Os resultados apontaram a redução do número de faltas, a satisfação do aluno e a elevação da média nas avaliações da disciplina, constatando a viabilidade de adoção da prática experimentada para o sucesso na aprendizagem.

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Biografia do Autor

  • Fabio Gomes Rocha, Universidade Tiradentes

    Mestre em Ciências da Computação - UFS, Professor Adjunto 1 do Departamento de Computação da Universidade Tiradentes e pesquisador em Engenharia de Software, Software Livre, Educação a Distancia e tecnologia educacional.

  • Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, Universidade Tiradentes

    Professora do PPED (Mestrado/Doutorado em Educação) - Universidade Tiradentes.

Publicado

15-08-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O uso do Dojo na prática pedagógica do ensino de lógica de programação. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 20, n. 2, 2018. DOI: 10.22483/2177-5796.2018v20n2p441-453. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3144. Acesso em: 13 dez. 2025.