O uso do Dojo na prática pedagógica do ensino de lógica de programação
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n2p441-453Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar a contribuição do uso de softwares para o ensino de lógica, adotando-se o “Dojo” como prática pedagógica. Como investigação empírica, a pesquisa constitui um estudo de caso, na disciplina de Lógica de Programação do curso Técnico de Informática do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado de Sergipe. A partir da verificação sobre as dificuldades de aprendizagem dos estudantes, desenvolveu-se à experimentação do uso do Dojo como metodologia para o ensino. As análises foram feitas sob abordagem qualitativa, associando-se os dados obtidos na atividade pedagógica e os referenciais adotados no estudo. Os resultados apontaram a redução do número de faltas, a satisfação do aluno e a elevação da média nas avaliações da disciplina, constatando a viabilidade de adoção da prática experimentada para o sucesso na aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .