Assembleia de classe como espaço educativo de convivência, autonomia e problematização da realidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n1p249-270

Resumo

A problemática da indisciplina e violência tem inquietado educadores e educadoras, instigando-lhes a buscar por novos projetos educacionais, em que a mesma seja entendida como uma questão coletiva da escola. Esse artigo apresenta reflexões tecidas em pesquisa de mestrado que investigou como assembleias de classe podem favorecer o enfrentamento da indisciplina e conflitos escolares vivenciados por adolescentes do Ensino Fundamental. O percurso metodológico foi desenvolvido conforme os tempos da sistematização de experiência preconizados por Oscar Jara-Holliday, que permitiram recuperar, reordenar e avaliar os elementos da prática analisada. Como resultado da sistematização foi possível perceber que a assembleia de classe configura-se como espaço-tempo de diálogo e reflexão sobre a realidade. Ao tomar parte dela, educandos e educadores podem exercitar a escuta atenta e o respeito à diversidade, refletir sobre sua postura e sobre como organizar e expor sua argumentação, construindo coletivamente possibilidades de superar os conflitos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariza Pavan Stucchi, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL

Mestre em Educação (PPGE/UNISAL), pedagoga e participante do Grupo de Pesquisa Conhecimento e An´álise das Intervenções na Práxis Educativa Sociocomunitária - CAIPE.

Fabiana Rodrigues de Sousa, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL

Doutora e Mestra em Educação com estágio pós-doutoral no Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Educadora popular e docente do Programa de Mestrado em Educação Sociocomunitária do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Pesquisadora do grupo Conhecimento e Análise das Intervenções na Práxis Educativa Sociocomunitária (UNISAL) e do grupo Práticas Sociais e Processos Educativos (UFSCar).

Publicado

2020-04-15

Como Citar

STUCCHI, M. P.; SOUSA, F. R. DE. Assembleia de classe como espaço educativo de convivência, autonomia e problematização da realidade. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 22, n. 1, 15 abr. 2020.

Edição

Seção

Artigos de Demanda