Assembleia de classe como espaço educativo de convivência, autonomia e problematização da realidade
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n1p249-270Palavras-chave:
Assembleia de classe, Saberes de experiência, Autonomia.Resumo
A problemática da indisciplina e violência tem inquietado educadores e educadoras, instigando-lhes a buscar por novos projetos educacionais, em que a mesma seja entendida como uma questão coletiva da escola. Esse artigo apresenta reflexões tecidas em pesquisa de mestrado que investigou como assembleias de classe podem favorecer o enfrentamento da indisciplina e conflitos escolares vivenciados por adolescentes do Ensino Fundamental. O percurso metodológico foi desenvolvido conforme os tempos da sistematização de experiência preconizados por Oscar Jara-Holliday, que permitiram recuperar, reordenar e avaliar os elementos da prática analisada. Como resultado da sistematização foi possível perceber que a assembleia de classe configura-se como espaço-tempo de diálogo e reflexão sobre a realidade. Ao tomar parte dela, educandos e educadores podem exercitar a escuta atenta e o respeito à diversidade, refletir sobre sua postura e sobre como organizar e expor sua argumentação, construindo coletivamente possibilidades de superar os conflitos escolares.
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