Imprensa pedagógica e profissionalização do magistério:

o caso do The American Journal of Education (1855-1881)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n1p15-37

Resumo

Com a renovação da historiografia da educação; jornais, revistas, periódicos, boletins, almanaques passaram a ser revalorizados por historiadores da educação, na medida em que reconheciam, neste tipo de documentação, possibilidades diversas para acessar e refletir a respeito dos debates promovidos e protagonizados por diversos agentes sociais, tais como professores, gestores, estudantes, grêmios e sociedades profissionais e científicas. Neste artigo, exploro o caso de uma revista produzida nos Estados Unidos da América, entre 1855 e 1881, com circulação no Brasil: The American Journal of Education. Com este estudo, procuro reconhecer a existência de um sistema de trocas de propostas e modelos educacionais, no plano intracontinental, aspecto ainda pouco explorado nos estudos relativos à chamada imprensa pedagógica. Com isto, procuro demonstrar que os circuitos de produção, validação, legitimação e apropriação de discursos que procuram especializar o debate pedagógico são complexos e não podem se reduzir às referências europeias, tampouco desconhecer as ações das instituições, saberes e dos atores sociais interessados em regular o funcionamento do aparato escolar, dentro e fora do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Gonçalves Gondra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, com estágio de pós-doutoramento no Departamento de História da UNICAMP e na Divisão de História da École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris. Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação brasileira, educação no império, história da infância e historiografia.

Publicado

2020-04-14

Como Citar

GONDRA, J. G. Imprensa pedagógica e profissionalização do magistério:: o caso do The American Journal of Education (1855-1881). Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 22, n. 1, 14 abr. 2020.

Edição

Seção

Dossiê - História, historiografia: políticas e práticas