Imprensa pedagógica e profissionalização do magistério:
o caso do The American Journal of Education (1855-1881)
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n1p15-37Palavras-chave:
The American Journal of Education, Imprensa pedagógica, Historiografia da educação.Resumo
Com a renovação da historiografia da educação; jornais, revistas, periódicos, boletins, almanaques passaram a ser revalorizados por historiadores da educação, na medida em que reconheciam, neste tipo de documentação, possibilidades diversas para acessar e refletir a respeito dos debates promovidos e protagonizados por diversos agentes sociais, tais como professores, gestores, estudantes, grêmios e sociedades profissionais e científicas. Neste artigo, exploro o caso de uma revista produzida nos Estados Unidos da América, entre 1855 e 1881, com circulação no Brasil: The American Journal of Education. Com este estudo, procuro reconhecer a existência de um sistema de trocas de propostas e modelos educacionais, no plano intracontinental, aspecto ainda pouco explorado nos estudos relativos à chamada imprensa pedagógica. Com isto, procuro demonstrar que os circuitos de produção, validação, legitimação e apropriação de discursos que procuram especializar o debate pedagógico são complexos e não podem se reduzir às referências europeias, tampouco desconhecer as ações das instituições, saberes e dos atores sociais interessados em regular o funcionamento do aparato escolar, dentro e fora do Brasil.
Downloads
Referências
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
BRACCHI, Claudia. Anales de la educación común. Cuando la historia se hizo revista. Revista Anales de la Educación Común, Buenos Aires, v. 1, n. 1-2, 2005.
CACHAZO VASALLO, Alexia. Prensa pedagógica en Cataluña (1820-1939). 2015. 645p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Salamanca, Salamanca, 2015. Disponível em: https://gredos.usal.es/bitstream/handle/10366/132271/REDUCIDA_Prensa Pedag%F3gicaenCatalu%F1a.pdf;jsessionid=5D6DFBCB325C6E8ED7FE3F23AA15E02C?sequence=1. Acesso em 15 de julho de 2018.
CARVALHO, Marta. M. C. Livros e revistas para professores: configuração material do impresso e circulação internacional de modelos pedagógicos. In: PINTASSILGO, J.; FREITAS M. C.; MOGARRO, M. J.; CARVALHO, M. M. C. (orgs.). História da escola em Portugal e no Brasil: circulação e apropriação de modelos culturais. Lisboa: Edições Colibri/Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade Lisboa, 2006. P. 141-175
CASPARD, Pierre; CASPARD, Pénélope. Imprensa pedagógica e formação contínua de professores primários (1815-1939). In: CATANI, Denice; BASTOS, Maria Helena C. (orgs.). Educação em revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras, 1997. p. 33-46.
CATANI, Denice. B.; SOUSA, Cynthia Pereira de. A geração de instrumentos de pesquisa em história da educação: estudos sobre revistas de ensino. In: VIDAL, Diana Gonçalves; HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. (orgs.). Brasil 500 anos: tópicas em história da educação. São Paulo: Editora da USP, 2001. p. 241-254.
CATANI, Denice B.; BASTOS, Maria. Helena C. A educação em revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras, 1997.
CHARTIER, Roger. Origens culturais da revolução francesa. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
DELGADO, Veronica. Algunas cuestiones críticas y metodológicas en relación con el estudio de las revistas. In: DELGADO, V.; MAILHE, A.; ROGERS, G. (coord.). Tramas impresas: publicaciones periódicas argentinas (XIX-XX). La Plata: EDULUP, 2014. p. 11-25.
DUTRA, Eliana F.; MOLLIER, Jean-Yves. (orgs.). Política, nação e edição: o lugar dos impressos na construção da vida política. Brasil, Europa e Américas nos séculos XVIII-XX. São Paulo: Annablume, 2006.
FARIA FILHO, Luciano M.; CHAMON, Carla. S.; ROSA, Walkíria M. Imprensa e Educação em Minas Gerais na primeira metade do século XIX: um estudo a partir do jornal O Universal (1825-1842). In: FARIA FILHO, Luciano Mendes; CHAMON, Carla S.; ROSA, Walquíria M. (orgs.). Educação elementar: Minas Gerais na primeira metade do século XIX. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. p. 11-30.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
GONDRA, José. O veículo de circulação da pedagogia oficial da República: a Revista Pedagógica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 78, n. 188/189/190, p. 374-395, 1997.
GONDRA, José. Olhos na América: uma leitura dos relatórios de C. Hippeau. Educar em Revista, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 161-186, 2002.
GONDRA, José. Soldados da instrução e a emergência da imprensa pedagógica na capital do Brasil (1877-1878). Revista Mexicana de Historia de la Educación, Ciudad do México, v. 3, p. 97- 117, 2015.
GONDRA, José. A emergência da escola. São Paulo: Cortez, 2018.
GONDRA, José; SCHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no Império Brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.
GONDRA, José; SUASNÁBAR, Juan. Revistas pedagógicas y gobierno (intenso, sutil y prolongado) del profesorado. Estados Unidos, Argentina y Brasil (1855-1881). Historia de la Educación - Anuario SAHE, Buenos Aires, v. 17, n. 1, p. 3-22, 2016.
HIPPEAU, Célestin. A instrução pública nos Estados Unidos: escolas públicas, collegios, universidades, escolas especiaes. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1871a.
HIPPEAU, Célestin. A instrução pública nos Estados Unidos: escolas públicas, collegios, universidades, escolas especiaes. Diário Official do Imperio do Brasil, Rio de Janeiro, 1871b.
JASMIN, Marcelo. Alexis de Tocqueville: a historiografia como ciência da política. 2. ed. Belo Horizonte: UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2005.
LIMEIRA, Aline M. Impressos: veículos de publicidades, fontes para História da Educação. Cadernos de História da Educação, Uberlândia, v. 11, n. 2, p. 367-388, jul./dez. 2012.
MOTT, Frank Lutther. Uma imprensa livre: a história do jornal nos Estados Unidos. Serviço de Divulgação e Relações Culturais dos Estados Unidos da América (s/d).
MOTT, Frank Lutther A history of american magazines (1741-1850). Massachusets: Harvard University Press, 1938a. v. I.
MOTT, Frank Lutther. A history of american magazines (1850-1865). Massachusets: Harvard University Press, 1938b. v. II.
MOTT, Frank Lutther. American journalism: a history of Newspapers in the United States through 260 years, 1690-1940. Revised edition. New York: Macmillan, 1941.
NERY, Ana C. B.; GONDRA, José. G. (orgs.). Imprensa pedagógica na Ibero-América: local, nacional e transnacional. São Paulo: Alameda, 2018.
NÓVOA, Antonio. A imprensa de educação e de ensino: repertório analítico (séculos XIX e XX). Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1993.
PERICACHO GÓMEZ. Pasado y presente de la renovación pedagógica em España (de finales del Siglo XIX a nuestros días). Um recorrido a través de escuelas emblemáticas. Revista Complutense de Educación, Madri, Espanha, v. 25, n. 1, p. 47-67, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5209/rev_RCED.2014.v25.n1.43309. Acesso em: 14 de novembro de 2019.
PINTASSILGO, Joaquim. Profissão, formação e pedagogia no jornal O Educador. In: NERY, Ana C. B.; GONDRA, José. G. (orgs.). Imprensa pedagógica na Ibero-América: local, nacional e transnacional. São Paulo: Alameda Editora, 2018.
QUINTANA, Mario. O Mapa. Disponível em http://www.casadobruxo.com.br/poesia/m/mapa.htm Acesso em: 13 nov. 2019.
SCHUELER, Alessandra F. M. A imprensa pedagógica e a educação de escravos e libertos na Corte Imperial: impasses e ambiguidades da cidadania na revista Instrução Pública (1871-1889). Cadernos de História da Educação, Uberlândia, p. 13-26, 2005b.
SCHUELER, Alessandra F. M. Representações da docência na imprensa pedagógica na Corte Imperial (1870- 1889). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 379-39, set./dez, 2005a.
SENRA, Nelson. Estatísticas desejadas: 1822-c.1889. Rio de Janeiro: IBGE, 2006. (História das Estatísticas Brasileiras: 1822-2002, 1).
TEIXEIRA, Giselle Baptista. A imprensa pedagógica no Rio de Janeiro: os jornais e as revistas como agentes construtores da escola (1870 - 1919). 2016. 350p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
THE AMERICAN JOURNAL OF EDUCATION. London, v. 1, maio 1856. Disponível em: https://archive.org/details/americanjournalo01barnuoft/page/n6. Acesso em: 23 jul. 2018.
THE AMERICAN JOURNAL OF EDUCATION. London, v. 2, maio 1856. Disponível em: https://archive.org/stream/americanjournalo02hartuoft#page/n5/mode/2up. Acesso em: 23 jul. 2018.
THE WORLD EDUCATIONAL PRESS. The Phi Delta Kappan, Arlington, Virgínia, v. 32, n. 2, p. 63-93, out. 1950.
THURSFIELD, Richard Emmons. Henry Barnard’s American Journal of Education. Baltimore: The Johns Hopkins Press, 1945.
TOCQUEVILLE, Alexis de. A democracia na América. 4. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1998.
TORRANO, Conrad Vilanou; GIL, Enric Prats; MANGUÁN, Isabel Vilafranca. Las revistas pedagógicas de la Universidad de Barcelona. Revista de psicologia i pedagogia (1933-1937) y Perspectivas pedagógicas (1958-1984). Una contribución al debate pedagógico contemporáneo. EDETANIA, Valencia, Espanha, supl. 50, p. 73-92, fev. 2017. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6040101. Acesso em: 18 jul. 2018.
VIEIRA, Carlos Eduardo. Jornal diário como fonte e como tema para a pesquisa em História da Educação: um estudo da relação entre intelectuais, educação e modernidade. In: OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda. (org.). Cinco estudos em história e historiografia da educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2007. p. 11-40.
VIEIRA, Carlos Eduardo, BONTEMPI JR., Bruno; OSINSKI, Dulce. História intelectual e educação: imprensa e esfera pública. Jundiaí: Paco, 2019.
WARDE, Mirian Jorge. Periodismo educacional: Estados Unidos, do século 19 às primeiras décadas do século 20. História da Educação, Santa Maria, v. 20, n. 48, p. 95-120, abr. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000100095&lng=en&nrm=iso . Acesso em: 18 jul. de 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .