Criação e memória

o potencial da criação artística e sua permanência nas memórias de alunos e professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n3p797-817

Palavras-chave:

Criação audiovisual, Memória, Aprendizagem.

Resumo

O artigo aborda o potencial da criação artística, especificamente a produção de audiovisuais e o sentido que ela desperta na memória dos que vivenciaram a experiência artística de criação associada ao ensino e aprendizagem. Resgata as falas dos sujeitos de uma pesquisa desenvolvida com professores e alunos de uma escola de educação básica de Minas Gerais, compreendendo a relação da experiência de produção e sua propagação nas memórias de professores e alunos. Como referências teóricas centrais, o texto debate a reflexão sobre a memória e a longa duração em Ecléa Bosi, a relação com o sentido da experiência em Jorge Bondia Larrosa e a importância e o sentido da produção audiovisual na escola em Monica Fantin. Ao final, são construídas considerações sobre os caminhos possíveis para a introdução de práticas artísticas nas práticas de ensino e a relação que tais iniciativas estabelecem com o mundo contemporâneo.

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Biografia do Autor

Mario Luiz da Costa Assunção Júnior , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM

Mestre em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro UFTM. Graduado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, e Especialização em Crítica Literária e Ensino de Literatura pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Atualmente, atua na Pró reitoria de Extensão e Cultura como responsável pela implementação das ações de arte e cultura no âmbito do IFTM. 

Martha Maria Prata-Linhares, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, M.G.

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Publicado

2021-11-05

Como Citar

ASSUNÇÃO JÚNIOR , M. L. da C. .; PRATA-LINHARES, M. M. . Criação e memória: o potencial da criação artística e sua permanência nas memórias de alunos e professores. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 797–817, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n3p797-817. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/3859. Acesso em: 27 nov. 2021.

Edição

Seção

Artigos de Demanda