Criação e memória
o potencial da criação artística e sua permanência nas memórias de alunos e professores
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n3p797-817Palavras-chave:
Criação audiovisual, Memória, Aprendizagem.Resumo
O artigo aborda o potencial da criação artística, especificamente a produção de audiovisuais e o sentido que ela desperta na memória dos que vivenciaram a experiência artística de criação associada ao ensino e aprendizagem. Resgata as falas dos sujeitos de uma pesquisa desenvolvida com professores e alunos de uma escola de educação básica de Minas Gerais, compreendendo a relação da experiência de produção e sua propagação nas memórias de professores e alunos. Como referências teóricas centrais, o texto debate a reflexão sobre a memória e a longa duração em Ecléa Bosi, a relação com o sentido da experiência em Jorge Bondia Larrosa e a importância e o sentido da produção audiovisual na escola em Monica Fantin. Ao final, são construídas considerações sobre os caminhos possíveis para a introdução de práticas artísticas nas práticas de ensino e a relação que tais iniciativas estabelecem com o mundo contemporâneo.
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