Criação e memória

o potencial da criação artística e sua permanência nas memórias de alunos e professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n3p797-817

Palavras-chave:

Criação audiovisual, Memória, Aprendizagem.

Resumo

O artigo aborda o potencial da criação artística, especificamente a produção de audiovisuais e o sentido que ela desperta na memória dos que vivenciaram a experiência artística de criação associada ao ensino e aprendizagem. Resgata as falas dos sujeitos de uma pesquisa desenvolvida com professores e alunos de uma escola de educação básica de Minas Gerais, compreendendo a relação da experiência de produção e sua propagação nas memórias de professores e alunos. Como referências teóricas centrais, o texto debate a reflexão sobre a memória e a longa duração em Ecléa Bosi, a relação com o sentido da experiência em Jorge Bondia Larrosa e a importância e o sentido da produção audiovisual na escola em Monica Fantin. Ao final, são construídas considerações sobre os caminhos possíveis para a introdução de práticas artísticas nas práticas de ensino e a relação que tais iniciativas estabelecem com o mundo contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Mario Luiz da Costa Assunção Júnior , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM

Mestre em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro UFTM. Graduado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, e Especialização em Crítica Literária e Ensino de Literatura pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Atualmente, atua na Pró reitoria de Extensão e Cultura como responsável pela implementação das ações de arte e cultura no âmbito do IFTM. 

Martha Maria Prata-Linhares, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, M.G.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BERGSON, Henri. Metière et mémoire, in Henri Bergson. Oeuvres, Paris: PUF, 1959.

BOCK, Ana Mercês. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2001.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças dos velhos. 3. ed. São Paulo: Companhia das letras, 1994.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DIAS, Rosana Siqueira. Bases neuropsicológicas da aprendizagem. In: VALLE, Luiza Elena Ribeiro. (org.). Temas multidisciplinares de neuropsicologia e aprendizagem. Ribeirão Preto: SBNP, Robe Editorial, 2004. p. 125-134.

FANTIN, Mônica. Mídia-educação, cinema e produção audiovisual na escola. In: NP-INTERCOM. ENCONTRO DOS NÚCLEOS DE PESQUISA DA INTERCOM. 6., 2006, Brasília. Anais [...]. Brasília: VI NP Comunicação Educativa, 2006a. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/r0652-1.pdf. Acesso em: 25 jan. 2020.

FANTIN, Mônica. Midia-educação: conceitos, experiências, diálogos Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006b.

FONSECA, Vitor da. Introdução às dificuldades de aprendizagem. 2. ed. rev. ampl. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

HALBWACHS, Maurice. La mémoire collective. Paris: PUF, 1956.

HEIDEGGER, Martin. La esencia del habla. In: HEIDEGGER, Martin. De camino al habla. Barcelona: Edicionaes del Serbal. 1987. p. 141-194.

KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 6, n. 1, p. 17-27, jan./jun. 2001.

LARROSA, Jorge Bondía. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 4-27, jul./dez. 2011.

LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, abr. 2002.

LARROSA, Jorge Bondía. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

PRATA LINHARES, Martha Maria. Contribuições da arte na formação de professores universitários. In: MASETTO, Marcos Tarciso. (org.). Inovação no ensino superior. São Paulo: Loyola, 2012. v. 1. p. 56-66.

PRATA LINHARES, Martha Maria; PIMENTA, Maria Alzira de Almeida. A pequena Miss Sunshine: uma kombi, uma família e a estética do consumo. In: SAMPAIO, Jurema Luzia de Freitas. (org.). Usando filmes nas aulas de artes. Curitiba: CRV, 2013. v. 1. p. 47-69.

VILLAÇA, Iara de Carvalho. Arte-educação: a arte como metodologia educativa. Cairu em Revista - Sociedade, Educação, Gestão e Sustentabilidade, Salvador, v. 3, n. 4, p. 74-85, jul./ago. 2014.

Publicado

2021-11-05

Como Citar

ASSUNÇÃO JÚNIOR , Mario Luiz da Costa; PRATA-LINHARES, Martha Maria. Criação e memória: o potencial da criação artística e sua permanência nas memórias de alunos e professores. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 3, p. 797–817, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n3p797-817. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3859. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Secção

Artigos de Demanda