Criação e memória
o potencial da criação artística e sua permanência nas memórias de alunos e professores
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n3p797-817Palavras-chave:
Criação audiovisual, Memória, Aprendizagem.Resumo
O artigo aborda o potencial da criação artística, especificamente a produção de audiovisuais e o sentido que ela desperta na memória dos que vivenciaram a experiência artística de criação associada ao ensino e aprendizagem. Resgata as falas dos sujeitos de uma pesquisa desenvolvida com professores e alunos de uma escola de educação básica de Minas Gerais, compreendendo a relação da experiência de produção e sua propagação nas memórias de professores e alunos. Como referências teóricas centrais, o texto debate a reflexão sobre a memória e a longa duração em Ecléa Bosi, a relação com o sentido da experiência em Jorge Bondia Larrosa e a importância e o sentido da produção audiovisual na escola em Monica Fantin. Ao final, são construídas considerações sobre os caminhos possíveis para a introdução de práticas artísticas nas práticas de ensino e a relação que tais iniciativas estabelecem com o mundo contemporâneo.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BERGSON, Henri. Metière et mémoire, in Henri Bergson. Oeuvres, Paris: PUF, 1959.
BOCK, Ana Mercês. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2001.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças dos velhos. 3. ed. São Paulo: Companhia das letras, 1994.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
DIAS, Rosana Siqueira. Bases neuropsicológicas da aprendizagem. In: VALLE, Luiza Elena Ribeiro. (org.). Temas multidisciplinares de neuropsicologia e aprendizagem. Ribeirão Preto: SBNP, Robe Editorial, 2004. p. 125-134.
FANTIN, Mônica. Mídia-educação, cinema e produção audiovisual na escola. In: NP-INTERCOM. ENCONTRO DOS NÚCLEOS DE PESQUISA DA INTERCOM. 6., 2006, Brasília. Anais [...]. Brasília: VI NP Comunicação Educativa, 2006a. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/r0652-1.pdf. Acesso em: 25 jan. 2020.
FANTIN, Mônica. Midia-educação: conceitos, experiências, diálogos Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006b.
FONSECA, Vitor da. Introdução às dificuldades de aprendizagem. 2. ed. rev. ampl. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
HALBWACHS, Maurice. La mémoire collective. Paris: PUF, 1956.
HEIDEGGER, Martin. La esencia del habla. In: HEIDEGGER, Martin. De camino al habla. Barcelona: Edicionaes del Serbal. 1987. p. 141-194.
KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 6, n. 1, p. 17-27, jan./jun. 2001.
LARROSA, Jorge Bondía. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 4-27, jul./dez. 2011.
LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, abr. 2002.
LARROSA, Jorge Bondía. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
PRATA LINHARES, Martha Maria. Contribuições da arte na formação de professores universitários. In: MASETTO, Marcos Tarciso. (org.). Inovação no ensino superior. São Paulo: Loyola, 2012. v. 1. p. 56-66.
PRATA LINHARES, Martha Maria; PIMENTA, Maria Alzira de Almeida. A pequena Miss Sunshine: uma kombi, uma família e a estética do consumo. In: SAMPAIO, Jurema Luzia de Freitas. (org.). Usando filmes nas aulas de artes. Curitiba: CRV, 2013. v. 1. p. 47-69.
VILLAÇA, Iara de Carvalho. Arte-educação: a arte como metodologia educativa. Cairu em Revista - Sociedade, Educação, Gestão e Sustentabilidade, Salvador, v. 3, n. 4, p. 74-85, jul./ago. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .