Concepções de trabalho pedagógico e valorização do profissional da educação no Curso Normal Gaúcho:

o Caso do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac - Santa Maria/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n2p539-557

Resumo

O presente trabalho sistematiza estudos que objetivaram recuperar a história do Curso Normal no Rio Grande do Sul, especificamente em Santa Maria, no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, relacionando-a às políticas públicas implantadas neste Curso, para conhecer concepções de trabalho pedagógico, mudanças no Curso Normal e indícios da valorização do profissional da educação no século passado, mais especificamente de 1950 a 1970. Para realizar a pesquisa, houve inserção dos pesquisadores no referido Instituto, localizado em Santa Maria, criado em 1901, que possui um rico acervo histórico. Tratou-se então de um estudo, cuja principal técnica de produção de dados foi a análise documental. Uma vez selecionados e produzidos os dados, passou-se à aplicação de Análise de Conteúdo, o que possibilitou a sistematização ora apresentada. O principal material analisado foram recortes de jornais, fotos de antigas normalistas e livros produzidos na escola. Ao acabar o texto notamos que surgiram mais perguntas do que esclarecimentos, mas isso é apenas um impulso para continuarmos pesquisando e, com isso, considerando de extrema relevância compreendermos como foi se constituindo o trabalho pedagógico nos Cursos Normais/Magistério no Rio Grande do Sul ao longo do tempo, a partir de 1900, e para, assim, hoje, junto com os professores, nas escolas, transformar o pedagógico, visando a produzir aula, e, nela, produzir conhecimento, de modo mais coerente com as demandas de nosso tempo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria. 

  • Josiane Lara Fagundes, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

     Graduada em Direito e em Educação Física. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria.

  • Vicente Cabrera Calheiros, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

    Graduado em Educação Física, Mestre em Educação Física, Doutorando em Educação.

  • Luiza da Silva Braido, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria. Pós-graduanda do curso de Especialização em Gestão Educacional (CEGE/UFSM).                      

Publicado

30-08-2019

Edição

Seção

Seção Temática - Gestão Educacional

Como Citar

Concepções de trabalho pedagógico e valorização do profissional da educação no Curso Normal Gaúcho:: o Caso do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac - Santa Maria/RS. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, 2019. DOI: 10.22483/2177-5796.2019v21n2p539-557. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3224. Acesso em: 12 dez. 2025.