Constituição do sujeito e a violência na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4146

Palavras-chave:

violência, escola, subjetividade.

Resumo

Este artigo aborda a vivência da violência na escola e como ela se encrava na constituição do sujeito. A perspectiva de análise recai sobre os efeitos dessa violência no sujeito que a pratica e que a presencia no ambiente escolar, trazendo à tona elementos sociais e psicanalíticos desse fenômeno. O objetivo é mostrar a violência na escola como parte constitutiva do sujeito, de sua compreensão de si e do mundo que o cerca. É realizado um debate conceitual ao redor da violência, da violência na escola e da violência na constituição das crianças e adolescentes, a partir de uma revisão bibliográfica ao redor do debate sobre violência na escola e subjetividade. Os resultados mostram que a violência na escola decorre das realidades de seus alunos, a partir de seus anseios e questões internas que sofrem influência do contexto social, cultural, econômico e apresentam as limitações destes jovens frente à realização de seus sonhos, sendo que isso leva à agressividade e destrutividade, que convergem para a noção de violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Barchi, Universidade de Sorocaba - Uniso

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba, Especialista em Educação Ambiental pela USP/ São Carlos, Especialista em Gestão da Educação Pública pela Unifesp, licenciado em Geografia pela Universidade de Sorocaba e Pedagogia pela Universidade da Cidade de São Paulo. Pós Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). 

Frank Menezes Rodrigues , Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Jales, graduação em Geografia pela Universidade Bandeirante de São Paulo, graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade Ibirapuera, graduação em Pedagogia pela Faculdade Instituto Paulista de Ensino e graduação em Segunda Licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade de Cièncias e de Tecnologia de Rondônia. Tem experiência na área de Geografia. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UMESP.

Downloads

Publicado

11-09-2023

Como Citar

BARCHI, Rodrigo; RODRIGUES , Frank Menezes. Constituição do sujeito e a violência na escola. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023027, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id4146. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4146. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda