POLÍTICA EDUCACIONAL EM DOURADOS/MS: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Autores/as

  • Mariclei Przylepa
  • Paulo Gomes Lima Universidade Federal da Grande Dourados

Resumen

O referido trabalho tem como objetivo analisar a percepção de professores e coordenadores pedagógicos sobre a política educacional da Rede Municipal de Ensino de Dourado-MS (1997-2005), voltada à formação continuada de professores da educação entre peemedebistas e petistas - suas aproximações e distanciamentos das solicitações sociais. Metodologicamente o estudo pauta-se em estudo exploratório de cunho qualitativo, utilizando-se a entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados. Nesse sentido, o trabalho inicia com uma revisão de literatura acerca das políticas educacionais para a Educação Básica a partir da década de 1990, seguido da contextualização das políticas educacionais na cidade de Dourados-MS no período destacado, organizada em dois momentos (1997-2000/ 2001-2005), a posteriori são explicitadas as devolutivas dos sujeitos respondentes e discutidas os resultados identificados. O estudo evidenciou a fragilidade de ambas as gestões quanto às políticas educacionais para a formação de professores, postas como ações ou programa de governo, ao invés de políticas educacionais orgânicas para o município.

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Biografía del autor/a

Mariclei Przylepa

Mestranda em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados. Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Ensino de Dourados.

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal da Grande Dourados

Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor do Programa de Mestrado da Universidade Federal da Grande Dourados

Publicado

2012-12-20

Cómo citar

PRZYLEPA, Mariclei; LIMA, Paulo Gomes. POLÍTICA EDUCACIONAL EM DOURADOS/MS: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 14, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1565. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos