POLÍTICA EDUCACIONAL EM DOURADOS/MS: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Autores

  • Mariclei Przylepa
  • Paulo Gomes Lima Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

O referido trabalho tem como objetivo analisar a percepção de professores e coordenadores pedagógicos sobre a política educacional da Rede Municipal de Ensino de Dourado-MS (1997-2005), voltada à formação continuada de professores da educação entre peemedebistas e petistas - suas aproximações e distanciamentos das solicitações sociais. Metodologicamente o estudo pauta-se em estudo exploratório de cunho qualitativo, utilizando-se a entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados. Nesse sentido, o trabalho inicia com uma revisão de literatura acerca das políticas educacionais para a Educação Básica a partir da década de 1990, seguido da contextualização das políticas educacionais na cidade de Dourados-MS no período destacado, organizada em dois momentos (1997-2000/ 2001-2005), a posteriori são explicitadas as devolutivas dos sujeitos respondentes e discutidas os resultados identificados. O estudo evidenciou a fragilidade de ambas as gestões quanto às políticas educacionais para a formação de professores, postas como ações ou programa de governo, ao invés de políticas educacionais orgânicas para o município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Mariclei Przylepa

Mestranda em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados. Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Ensino de Dourados.

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal da Grande Dourados

Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor do Programa de Mestrado da Universidade Federal da Grande Dourados

Publicado

2012-12-20

Como Citar

PRZYLEPA, Mariclei; LIMA, Paulo Gomes. POLÍTICA EDUCACIONAL EM DOURADOS/MS: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 14, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1565. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Secção

Artigos