O Ensino de Arte e Ciências na formação de professores por meio da composição musical

Autores

  • Patricia Neves de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Câmpus Boituva / Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico https://orcid.org/0000-0003-0012-1147
  • Emerson Ferreira Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Câmpus Boituva / Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico https://orcid.org/0000-0002-3261-9241

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p341-360

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino de arte, Ensino de ciências.

Resumo

A presente pesquisa refere-se a um processo realizado com licenciandos em Pedagogia, em uma instituição federal, nas disciplinas de Ensino de Arte e Ensino de Ciências. Em uma perspectiva multidisciplinar, expõe os desdobramentos de uma provocação feita aos estudantes, a qual consistia na criação de uma composição musical que abordasse um problema dentro dos temas tratados na disciplina de Ciências, sem resultar em um produto que utilizasse a linguagem da Música como um mero instrumento pedagógico, mas que articulasse essas duas áreas do saber, mantendo os pressupostos fundamentais que as caracterizam. Para tanto, reflete sobre o Ensino de Arte e o Ensino de Música, bem como, sobre o Ensino de Ciências; apresenta um relato da prática desenvolvida; e analisa o conteúdo das letras compostas. A investigação denota a possibilidade de criação de produtos culturais que ofereçam subsídios para tratar de ciências na escola, sem comprometer o ato criativo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Neves de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Câmpus Boituva / Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Sorocaba (UNISO), possui Especialização em Pedagogia do Teatro e Graduação em Teatro / Arte-Educação pela Universidade de Sorocaba (UNISO); é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, no Câmpus Boituva, em regime de dedicação exclusiva, atuando nos âmbitos do Ensino e da Pesquisa; ministra aulas de Arte para o Ensino Médio Integrado e para a Licenciatura em Pedagogia; desenvolve projetos nas áreas de Ensino de Teatro, Arte e Jogos e Brincadeiras.

Emerson Ferreira Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Câmpus Boituva / Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, título de Mestre e Doutor em Ensino de Ciências na modalidade de Ensino de Física pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Física, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Boituva/SP e Professor Credenciado no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do IFSP, Câmpus São Paulo. 

Referências

ALMEIDA, Maria Berenice de; PUCCI, Magda Dourado. Outras terras, outros sons. São Paulo: Callis, 2011.

ARAGAKI, Carolina. Morte de meio bilhão de abelhas é consequência de agrotóxicos. Jornal da USP. Atualidades / Rádio USP, São Paulo, 5 abr. 2019. Disponível em: https://jornal.usp.br/?p=232992. Acesso em: 6 dez. 2019.

ARAÚJO, Débora Cristina; MOTTA, Alexandre Negreiros; LIMA, Renato Abreu. O uso da música como auxílio no processo de aprendizagem: um recurso pedagógico. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, Acre, v. 4, n. 1, p. 263-269, 2017.

BARBOSA, Ana Mae T. B. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.

BEINEKE, Viviane; FREITAS, Sérgio P. R. Lenga la lenga: jogos de mãos e copos. São Paulo: Ciranda Cultural, 2006.

BERNARDO, José Roberto R.; ANTONIOLI, Patrick M.; QUEIROZ, Glória Regina P. C. A interação triádica na parceria Universidade-Escola: diálogos entre a física e a música popular. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 12., 2010, Águas de Lindóia. Anais [...]. Águas de Lindóia: EPEF, 2010. p. 1-12.

BRITO, Teca A. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.

CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000.

DUCHIADE, Milena P. Poluição do ar e doenças respiratórias: uma revisão. Cadernos de Saúde Pública, Rio Janeiro, v. 8, n. 3, p. 311-330, jul./set. 1992.

FERRAZ, Maria H. C. T.; FUSARI, Maria F. R. Metodologia do ensino de arte: fundamentos e proposições. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

FRAKNOI, Andrew. The music of the spheres in education: using astronomically inspired music. Astronomy Education Review, Washington, v. 5, p. 139-153, nov. 2007.

FRAZÃO, Juliana Oliveira; SILVA, Jobson Martins da; CASTRO, Carla Soraia Soares de. Percepção ambiental de alunos e professores na preservação das tartarugas marinhas na Praia de Pipa-RN. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 24, p. 156-172, jan./jun. 2010. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3890/2320. Acesso em: 6 dez. 2019.

FREITAS, Breno Magalhães; IMPERATRIZ-FONSECA, Vera Lúcia. A importância econômica da polinização. Mensagem Doce, São Paulo, n. 80, p. 44-46, mar. 2005.

GASPAR, Alberto; MONTEIRO, Isabel Cristina de Castro. Atividades experimentais de demonstrações em sala de aula: uma análise segundo o referencial da teoria de Vygotsky. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 227-254, ago. 2005. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/518. Acesso em: 23 abr. 2021

GOMES, Emerson F. Astros no rock: uma perspectiva sociocultural no uso da canção na educação em ciências. 2016. Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

GONÇALVES, Fernanda Denardin et al. A promoção da saúde na educação infantil. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 12, n. 24, p. 181-192, jan./mar. 2008.

HIME, Francis; BUARQUE, Chico. Passaredo. In: BUARQUE, Chico. Meus caros amigos. São Paulo: Phonogram/Philips, 1976. LP. Lado B, faixa 3.

JASINSKI, Renata; PEREIRA, Luiz Alberto Amador; BRAGA, Alfésio Luís Ferreira. Poluição atmosférica e internações hospitalares por doenças respiratórias em crianças e adolescentes em Cubatão, São Paulo, Brasil, entre 1997 e 2004. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 27, n. 11, p. 2242-2252, nov. 2011.

KAWASAKI, Clarice Sumi; BIZZO, Nelio Marco. Fotossíntese: um tema para o ensino de ciências? Química Nova na Escola, São Paulo, n. 12, p. 24-29, nov. 2000.

KRASILCHIK, Myriam. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 85-93, mar. 2000.

LOMBARDI, Lucia M. S. S. Jogos teatrais na formação de pedagogos. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais, Uberlândia, v. 7, n. 1, p. 1-11, jan./abr. 2010.

MARCELO SERRALVA: ludicalização infantil. Brasil, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/user/musiqueducando. Acesso em: 23 abr. 2021

MARTINE, Ariel Milani; RICARDI-BRANCO, Fresia; BELOTO, Beatriz. Descrição dos métodos paleoartísticos para reconstruções de animais e vegetais fósseis. Terrae Didatica, Campinas, v. 13, n. 2, p. 101-112, 2017.

MELLO, Fernanda T. de; MELLO, Luiz Henrique C. de; TORELLO, Maria Beatriz de. A. F. Paleontologia na educação infantil: alfabetizando e construindo o conhecimento. Ciência e Educação, Bauru, v. 11, n. 3, p. 397-410, set./dez. 2005.

MOREIRA, Ildeu de Castro; MASSARANI, Luísa. (En)canto científico: temas de ciência em letras da música popular brasileira. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 13, suplemento 0, p. 291-307, out. 2006.

MORTIMER, Eduardo F.; SCOTT, Phil. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em ensino de ciências, Porto Alegre v. 7, n. 3, p. 283-306, dez. 2002.

PALAVRA CANTADA. Brasil, 2021. 1 vídeo. Disponível em: https://www.youtube.com/user/palavracantadatube. Acesso em: 23 abr. 2021.

PELICIONI, Maria Cecília Focesi; PELICIONI, Andréa Focesi. Educação e promoção da saúde: uma retrospectiva histórica. Mundo da Saúde, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 320-328, jul./set. 2007.

PUGLIESE, Renato M.; ZANETIC, João. A música popular como instrumento para o ensino de Física. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 17., 2007, São Luís. Anais [...]. São Luís: UFMA, 2007. p. 1-10.

REIGADA, Carolina; TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Educação ambiental para crianças no ambiente urbano: uma proposta de pesquisa-ação. Ciência e Educação, Bauru, v. 10, n. 2, p. 149-159, maio/ago. 2004.

RIBAS, Lis Cristina Camargo; GUIMARÃES, Leandro Belinaso. Cantando o mundo vivo: aprendendo biologia no pop-rock brasileiro. Ciência e Ensino, Campinas, n. 12, p. 4-9, dez. 2004.

SÁ, Luiz Carlos Pereira de; GUARABYRA, Guttemberg Nery. Sobradinho. SÁ, Luiz Carlos Pereira de; GUARABYRA, Guttemberg Nery. Pirão de peixe com pimenta. Rio de Janeiro: Som Livre, 1977. LP. Faixa 1.

SALGADO, Pedro et al. A ilustração científica como ferramenta educativa. Interacções, Portugal, v. 11, n. 39, p. 381-392, mar. 2015.

SILVEIRA, Marcelo P.; KIOURANIS, Neide M. M. A música e o ensino de química. Química nova na escola, São Paulo, n. 28, p. 28-31, maio 2008.

TOWATA, Naomi et al. Ambiente marinho, sua preservação e relação com o cotidiano: influência de uma exposição interativa sobre as concepções de estudantes do ensino fundamental. Enseñanza de las Ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, Barcelona, n. extra, p. 1342-1347, set. 2013.

Downloads

Publicado

30-08-2021

Como Citar

ALMEIDA, Patricia Neves de; GOMES, Emerson Ferreira. O Ensino de Arte e Ciências na formação de professores por meio da composição musical. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, p. 341–360, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n2p341-360. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3873. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Formação de professores