O Ensino de Arte e Ciências na formação de professores por meio da composição musical
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p341-360Palavras-chave:
Formação de professores, Ensino de arte, Ensino de ciências.Resumo
A presente pesquisa refere-se a um processo realizado com licenciandos em Pedagogia, em uma instituição federal, nas disciplinas de Ensino de Arte e Ensino de Ciências. Em uma perspectiva multidisciplinar, expõe os desdobramentos de uma provocação feita aos estudantes, a qual consistia na criação de uma composição musical que abordasse um problema dentro dos temas tratados na disciplina de Ciências, sem resultar em um produto que utilizasse a linguagem da Música como um mero instrumento pedagógico, mas que articulasse essas duas áreas do saber, mantendo os pressupostos fundamentais que as caracterizam. Para tanto, reflete sobre o Ensino de Arte e o Ensino de Música, bem como, sobre o Ensino de Ciências; apresenta um relato da prática desenvolvida; e analisa o conteúdo das letras compostas. A investigação denota a possibilidade de criação de produtos culturais que ofereçam subsídios para tratar de ciências na escola, sem comprometer o ato criativo
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