Implementación de recursos de tecnología asistencial en la práctica pedagógica de un maestro de educación especial
propuesta de un curso de capacitación
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n3p843-863Palabras clave:
Educación especial, Tecnología de asistencia, Formación de profesores.Resumen
El estudio tuvo como objetivo implementar y evaluar un curso de formación en TA en una perspectiva colaborativa a partir de las demandas presentadas por una docente de Educación Especial. La investigación se realizó en tres etapas: en la primera se utilizó un guión para la observación en la clase; en la segunda se desarrolló un curso de formación en TA y en la tercera, se realizó una evaluación del curso por parte de la docente participante del estudio. Los datos obtenidos indicaron la falta de implementación de los recursos de TA. Luego de completar el curso de capacitación, se encontró que promovió la comprensión sobre la importancia de la TA, su propósito, así como la instrumentalización de la participante. Con base en los resultados obtenidos, es posible concluir sobre la importancia y necesidad de promover la formación de docentes para el uso de TA en las políticas públicas.
Descargas
Citas
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BERSCH, R. Introdução à tecnologia assistiva. Assistiva - Tecnologia e Educação. Porto Alegre, 2017. p. 1-20. Disponível em: https://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf. Acesso em: 4 dez. 2017.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.
BORGES, W. F.; TARTUCI, D. Tecnologia assistiva: concepções de professores e as problematizações geradas pela imprecisão conceitual. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 23, n. 1, p. 81-96, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-65382017000100081&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 3 mar. 2019.
BRASIL. CORDE. SEDH. PR. Ata VII Reunião do Comitê de Ajudas Técnicas – CAT. Realizada nos dias 13 E 14 de dezembro de 2007. Brasília: CAT, 2007. Disponível em: https://www.assistiva.com.br/Ata_VII_Reuni%C3%A3o_do_Comite_de_Ajudas_T%C3%A9cnicas.pdf. Acesso em: 4 mar. 2019.
BRASIL. Decreto nº. 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília: Presidenta da República, 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 4 mar. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 2/2001, de 11 de setembro de 2001. Institui diretrizes nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: MEC, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/resolucao2.pdf. Acesso em: 4 mar. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial (SEESP). Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n. 4, de 2 de outubro de 2009. Institui diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na educação básica, modalidade educação especial. Brasília: MEC, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 4 mar. 2019.
CALHEIROS, D. S.; MENDES, E. G.; LOURENÇO, G. F. Considerações acerca da tecnologia assistiva no cenário educacional brasileiro. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 31, n. 60, p. 229-244, jan./mar. 2018.
CARVALHO, T. P.; VITALINO, C. R. A pesquisa colaborativa como método no contexto da educação inclusiva. In: SEMANA DA EDUCAÇÃO, 16.; SIMPÓSIO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DESAFIOS ATUAIS, 6., 2015. Londrina. Anais [...]. Londrina/Paraná, 2015. Tema: Desafios atuais para educação. p. 1-6.
DELIBERATO, D. Uso de expressões orais durante a implementação do recurso de comunicação suplementar e alternativa. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 15, n. 3, p. 369-388, 2009.
FACHINETTI, T. A.; GONÇALVES, A. G.; LOURENÇO, G. F. Atendimento educacional especializado (AEE) e a oferta para alunos com deficiência física. Revista Crítica Educativa, Sorocaba, v. 1, n. 2, p. 172-186, jul./dez. 2015. Disponível em: www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/download/14/195. Acesso em: 15 mar. 2019.
GALVÃO FILHO, T. Tecnologia assistiva para uma escola inclusiva: apropriação, demandas e perspectivas. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
GIVIGI, R. C. et al. O trabalho colaborativo na escola: o uso da tecnologia assistiva. Educação, Santa Maria, v. 41, n. 2, p. 359-374, maio/ago. 2016.
GONÇALVES, A. F. S.; ZUQUI, F. S.; NASCIMENTO, A. P. Formação de professores para a in¬clusão escolar: perspectivas no estado do Espírito Santo. In: MENDES, E. G.; CIA, F.; CABRAL, L. S. A. (org.). Inclusão escolar e os desafios para a formação de professores em educação especial. São Carlos: Marquezine & Manzini; ABPEE, 2015. v. 3. p. 295- 315.
GLAT, R.; BLANCO, L. M. V.; REDIG, A. O papel das instituições filantrópicas especializadas na educação especial brasileira: novas demandas e desafios. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A. (org.). Educação especial inclusiva: legados históricos e perspectivas futuras. São Carlos: Marquezine & Manzini; ABPEE, 2015. p. 99-110.
HUMMEL, E. I. Formação de professores de salas de recursos multifuncionais para o uso de tecnologia assistiva. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Marília, 2012.
KOCHHANN, A. et al. Didática e prática de ensino: uma reflexão em Candau e Freire. In: SEMANA DE INTEGRAÇÃO, 4.; SEMANA DE LETRAS, 13.; SEMANA DE PEDAGOGIA, 15.; SIMPÓSIO DE PESQUISA E EXTENSÃO – SIMPEX, 1., 2015. Inhumas, GO. Anais [...]. Inhumas, GO: UEG, 2015. Tema: Educação e Linguagem: (re) significando o conhecimento. p. 39-49.
LOURENÇO, G. F. Avaliação de um programa de formação sobre recursos de alta tecnologia assistiva e escolarização. 2012. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
MANZINI, E. J. Formação do professor para trabalhar com recursos de tecnologia assistiva: um estudo de caso em Mato Grosso. Revista Educação e Fronteiras, Dourados, v. 2, n. 5, p. 98-113, maio/ago. 2012a. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/114700/ISSN19826273-2012-0205-98-113.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 mar. 2019.
MANZINI, E. J. Formação do professor para o uso de tecnologia assistiva. Cadernos de Pesquisa em Educação, Vitória, v. 18, n. 36, p. 11-32, jul./dez. 2012b. Disponível em: https://eduinclusivapesq-uerj.pro.br/wp-content/uploads/2020/05/manzini2014.pdf. Acesso em: 17 março 2019.
MANZINI, E. J.; DELIBERATO, D. Portal de ajudas técnicas para a educação: equipamento e material pedagógico para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física – recursos pedagógicos II. Brasília: Mec/Secretaria de Educação Especial, 2007. Fascículo 4.
MANZINI, E. J.; SANTOS, M. C. F. Portal de ajudas técnicas para a educação: equipamento e material pedagógico para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência - recursos pedagógicos adaptados. Brasília: MEC, 2002. v.1.
MILANESI, J. B. Organização e funcionamento das salas de recursos multifuncionais em um município paulista. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
NASCIMENTO, S. R. M. B. do.; SZMANSKI, M. L. S. Deficiência mental ou intelectual? Implicações no uso das nomenclaturas. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (EDUCERE), 11.; SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO (SIRSSE), 2.; SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE (SIPD/CÁTEDRA UNESCO), 4., 2013, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: PUCPR, 2013. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/8309_6175.pdf. Acesso em: 20 mar. 2019.
NOZI, G. S.; VITALIANO, C. R. Formação de professores visando a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: implicações dos saberes recomendados pela produção acadêmica. In: CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 7.; ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, 8., 2013, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2013. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/pages/arquivos/anais/2013/AT08-2013/AT08-023.pdf. Acesso em: 19 mar. 2019.
OLIVEIRA, C. C. B. Sala de recursos multifuncionais: um estudo de caso. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, Marília, 2016.
PASIAN, M. S.; MENDES, E. G.; CIA, F. Aspectos da organização e funcionamento do atendimento educacional especializado: um estudo em larga escala. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, p. 1-18, jan./dez. 2017.
PASIAN, M. S.; VELTRONE, A. A.; CAETANO, N. C. S. P. Avaliações educacionais e seus resultados: revelando ou omitindo a realidade brasileira sobre o fracasso escolar. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 6, p. 440-456, 2012.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teórica e prática? 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
RAMOS, E. S.; BARRETO, L. M. S. O atendimento educacional especializado e a tecnologia assistiva: novas perspectivas para o ensino inclusivo. Gestão e Conexões, Vitória, v. 3, n. 1, p. 122-141, jan./jun. 2014.
REIS, C. V. Tecnologia assistiva na perspectiva das professoras de atendimento educacional especializado no sudeste goiano. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2014.
ROCHA, A. N. D. C.; DELIBERATO, D. A percepção do professor da educação infantil sobre o uso da tecnologia assistiva junto ao aluno com paralisia cerebral. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 4., 2010, São Carlos. Anais [...]. São Carlos: UFSCar, 2010. p. 1-19. v. 1.
SILVA, W. B. S. Políticas públicas de educação especial no Município de Petrópolis/RJ: as questões da formação de professores, inclusão escolar e organização da escola. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.
TOLEDO, E. H. Formação de professores por meio de pesquisa colaborativa visando à inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VERUSSA, E. O. Tecnologia assistiva para o ensino de alunos com deficiência: um estudo com professores do ensino fundamental. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2009.
ZERBATO, A. P.; MENDES, E. G. Coensino: percepções do trabalho em colaboração em uma classe de ensino comum do ensino fundamental. In: JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: CIÊNCIA E CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, 12., 2014, Marília. Anais [...]. Marília: Ed. FUNDEPE, 2014. v.1.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .