Memórias e histórias de práticas pedagógicas em áreas rurais da região colonial italiana do Rio Grande do Sul, Brasil (1930 a 1950)
Resumo
O texto analisa memórias de professores que atuaram em áreas rurais da Região Colonial Italiana do Rio Grande do Sul, Brasil. Como recorte temporal, situamos o período de 1930 a 1950, importante do ponto de vista da expansão da rede escolar pública e das práticas de nacionalização empreendidas pelo governo de Getúlio Vargas. Utilizamos como referencial teórico as contribuições da História Cultural e, metodologicamente, a História Oral. Os documentos analisados são entrevistas de dois acervos: o Banco de Memórias do Arquivo Histórico João Spadari Adami, mantido pela Prefeitura de Caxias do Sul, e o programa Elementos Culturais da Imigração Italiana no Nordeste do Rio Grande do Sul, da Universidade de Caxias do Sul. Compreender diferentes alternativas criadas por cada docente, na sua prática cotidiana, para ensinar em áreas rurais, tão marcadas, ainda nos anos 1930, pela fala e cultura dialetal italiana, é intuito principal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .