Dimensões teóricas da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade
construções conceituais na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p461-482Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Formação de professores.Resumo
O referido artigo constitui-se como desdobramento de uma dissertação de Mestrado em Educação, e tem por objetivo analisar as construções conceituais de docentes acerca da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade no contexto do ensino superior, buscando identificar como estas abordagens são visualizadas enquanto perspectivas no âmbito da formação de professores. A metodologia adotada encaminhou-se por meio de uma abordagem qualitativa, materializada a partir da revisão bibliográfica e a realização de entrevistas semiestruturadas com docentes de um curso de Pedagogia. Os resultados desvelam posicionamentos plurais entre os professores investigados no que se refere à conceituação, os quais referendam duas construções epistemo-metodológicas acerca da interdisciplinaridade: a primeira enfatiza o caráter dialógico e de integração disciplinar, e a segunda assinala a abordagem interdisciplinar como proposta metodológica. No tocante à transdisciplinaridade verifica-se uma lacuna conceitual, sendo enfatizada, como característica significativa, a abertura a múltiplos saberes e sujeitos.
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