A formação de professores no contexto da escolarização de estudantes público-alvo da Educação Especial
Resumo
Sistematizamos reflexões decorrentes da primeira etapa de uma pesquisa que objetivou analisar uma formação continuada, envolvendo professores que atuavam com estudantes público-alvo da educação especial no ensino comum. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, delineada como pesquisa-formação. Os dados foram coletados por meio de questionário e de registros em diário de campo. Sustentamos nossas análises nos pressupostos da sociologia figuracional, elaborada por Norbert Elias. Os resultados evidenciam que a prática cotidiana das escolas é marcada por questões objetivas que dificultam o trabalho docente. Assim, a formação docente precisa constituir como convite à reflexão sobre a escola, sua política interna e o seu funcionamento. Também observamos que, embora os professores não devam restringir suas práticas aos conhecimentos específicos, nos espaços de formação docente, o acesso a orientações acerca do uso de tecnologias e de metodologias que qualifiquem e potencializem a aprendizagem dos estudantes com deficiência é absolutamente pertinente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .