A chorographia de Laudelino Freire (1898)
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n2p455-470Resumo
Este artigo analisa a obra Quadro Chorographico de Sergipe do professor e advogado Laudelino de Oliveira Freire sob os seguintes aspectos: a intenção do autor, o conteúdo e os juízos da imprensa. Utilizou-se das seguintes fontes para a realização deste trabalho: a primeira e a segunda edição do livro, Quadro Chorographico de Sergipe, o Dicionário Bio-bibliográfico de Armindo Guaraná e a Collecção das Leis, Decretos e Actos do Estado de Sergipe, dos anos de 1897-1898, além das fontes bibliográficas. Os trabalhos que referenciam essa análise são aqueles que entendem o livro didático como objeto cultural que guarda as marcas de seu uso. O Quadro Chorographico de Sergipe, publicado em 1898, foi uma obra importante para a mocidade sergipana, considerando o tempo e o espaço em que foi produzido.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .