Desafios para educação de qualidade e o direito à aprendizagem de jovens, adultos e idosos no tempo presente

o que pensam os professores?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n1p271-291

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Qualidade da educação, Concepções docentes.

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar, com base na concepção dos professores, as mediações que dificultam a educação de qualidade e a plena garantia do direito à aprendizagem de jovens, adultos e idosos no tempo presente. Trata-se de resultados parciais da pesquisa exploratória, em andamento, que fez uso, até o momento, de entrevistas de roteiros semiestruturados realizadas com 16 professores do Ensino Fundamental e Médio das redes municipal/estadual do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Piraí. Os resultados sinalizam que os desafios para a qualidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para as aprendizagens dos sujeitos referem-se aos aspectos das políticas públicas e do cotidiano escolar: a quase ausência de formação docente para atuar na modalidade, currículo pouco apropriado, permanência de práticas pedagógicas pautadas no paradigma da suplência, dificuldade dos professores em trabalhar com a diversidade, intensificada com a juvenilização e com o aumento de estudantes com necessidades educacionais especiais na modalidade.

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Biografias Autor

Carlos Soares Barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Coordenador do PIBID - Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Raquel Lopes Pires, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na linha de pesquisa “história, sujeitos e processos educacionais”. Graduada em Pedagogia  pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

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Publicado

2020-04-15

Como Citar

BARBOSA, Carlos Soares; PIRES, Raquel Lopes. Desafios para educação de qualidade e o direito à aprendizagem de jovens, adultos e idosos no tempo presente: o que pensam os professores?. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 271–291, 2020. DOI: 10.22483/2177-5796.2020v22n1p271-291. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3571. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Secção

Artigos de Demanda