Vidas secas em retalhos

uma prática literária em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n2p547-568

Palavras-chave:

Literatura, Práticas pedagógicas, Cotidiano escolar.

Resumo

Quando expostos à leitura de uma obra literária, somos convidados a pensar e expressar opiniões, experimentar vivências, ampliar argumentos, olhares, horizontes, convocados enfim a refletir sobre as inquietações que o texto literário pode provocar a partir de sua riqueza de significados. O presente artigo pretende relatar dados parciais de uma pesquisa ensino, realizada com a literatura para jovens advindos de um contexto contemporâneo de imediatismos e leituras rápidas. A pesquisa ensino teve como objetivos específicos: identificar o perfil dos alunos, desenvolver intervenções pedagógicas para a leitura do livro, e analisar os resultados dessas intervenções. Como procedimento básico, foi realizado uma etapa de observação e levantamentos de dados, outra etapa de intervenções com diferentes linguagens, e finalizou com um fórum de debate sobre o livro. A pesquisa foi realizada numa escola pública em uma cidade do estado de Estado de São Paulo, e os resultados dessa experiência indicaram que todos os alunos envolvidos leram o livro e aumentaram a retirada de outros livros da biblioteca, também foi observado um envolvimento coletivo no projeto de leitura, e relatos dos alunos que relacionaram partes do livro com a própria vida. A compreensão do livro Vidas Secas, em “retalhos”, incorporou entrevistas, documentários, fotos, filme, e principalmente o diálogo constante que possibilitou atingir os alunos e seus interesses pela leitura específica e pela literatura em geral.

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Biografias Autor

Eliete Jussara Nogueira, Universidade de Sorocaba - Uniso

Doutora e Mestre em Educação pela Unicamp, e Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atualmente é titular III - R13 na Uniso (Universidade de Sorocaba), no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional e desenvolvimento humano, atuando principalmente nos seguintes temas: mundo contemporâneo, cotidiano escolar, relações sociais, velhice, relacionamento interpessoal, e práticas pedagógicas.

Mariana Fogaça Marcelo, Universidade de Sorocaba - UNISO

Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba - Uniso. Gaduada em Letras pela Universidade Anhanguera, com especilização em Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa. 

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Publicado

2020-08-14

Como Citar

NOGUEIRA, Eliete Jussara; MARCELO, Mariana Fogaça. Vidas secas em retalhos: uma prática literária em sala de aula. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 22, n. 2, p. 547–568, 2020. DOI: 10.22483/2177-5796.2020v22n2p547-568. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3738. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Secção

Artigos de Demanda