Pedagogia das diferenças e a formação docente em tempos de necropolíticas
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n1p211-230Palavras-chave:
Formação docente, Diferenças, Necropoder, Escolas cívico-militaresResumo
O artigo discute uma proposta de formação de professores para a Educação Básica, centrada na chamada Pedagogia das Diferenças, e destaca os principais sentidos construídos e trazidos à tona nesse processo de ensino-aprendizagem, em tempos de militarização do ensino no Brasil. O trabalho caracteriza-se como um relato de experiência em que são retomadas as memórias e reflexões de estudantes de licenciatura sobre seus percursos em estágios supervisionados. Diante desse contexto, os principais resultados evidenciam que alguns movimentos de (re) invenção da escola e do currículo tornam-se possíveis pelo agenciamento de desejos dos que fazem a escola e dos que nela irão atuar profissionalmente, em direção à assunção das diferenças como modo de resistência às necropolíticas.
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