Ciência e tradição na formação de pesquisadores em Angola
discursos sobre a água
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4856Palavras-chave:
educação intercultural, formação de pesquisadores, ideologia.Resumo
Este artigo emerge de uma experiência de formação de pesquisadores no mestrado em Ciências da Educação, do Instituto Superior de Ciências da Educação, ocorrida em Angola, no município de Sumbe, província do Cuanza-Sul, na universidade Katyavala Bwila, em 2018. Os objetivos são problematizar como pesquisadores em formação lidam com saberes científicos e tradicionais e identificar como promovem a incorporação desses saberes em propostas didáticas. A perspectiva teórico-metodológica está fundamentada na interculturalidade crítica e em estudos sobre cultura e ideologia. A investigação é enquadrada como abordagem qualitativa de pesquisa, do tipo etnográfica escolar, e os resultados apresentados referem-se às construções por parte de um grupo de estudantes que trataram das contradições sobre o uso da água do rio Cambongo-Negunza. Como principal resultado indicamos as potencialidades da incorporação dos conhecimentos tradicionais nas propostas didáticas das Ciências Naturais.
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