Tecnologias digitais de informação e comunicação na educação
três perspectivas possíveis
DOI:
https://doi.org/10.22484/2177-5788.2020v46n1p143-159Palavras-chave:
Tecnologias digitais de comunicação e informação, Educação e tecnologia, Cultura digital.Resumo
Este artigo apresenta e reflete sobre a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDICs, na Educação, justificada pela presença de uma Cultura Digital. Considerando a necessidade de a escola inserir as TDICs na formação dos estudantes faz-se necessário identificar os fins de suas utilizações, minimizando impactos negativos ao processo e eliminando modismos nas práticas pedagógicas. Tendo como objetivo propor um olhar sobre a aplicação das TDICs na Educação, foram encontradas três diferentes perspectivas. Na primeira, as TDICs são objetos de estudo dos estudantes. A segunda trata do uso das TDICs como ferramenta de apoio ao ensino e/ou à aprendizagem. Por fim, a terceira perspectiva identifica as TDICs como suporte e condição para que as práticas pedagógicas sejam possíveis.
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