Tecnologias digitais de informação e comunicação na educação

três perspectivas possíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2020v46n1p143-159

Palavras-chave:

Tecnologias digitais de comunicação e informação, Educação e tecnologia, Cultura digital.

Resumo

Este artigo apresenta e reflete sobre a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDICs, na Educação, justificada pela presença de uma Cultura Digital. Considerando a necessidade de a escola inserir as TDICs na formação dos estudantes faz-se necessário identificar os fins de suas utilizações, minimizando impactos negativos ao processo e eliminando modismos nas práticas pedagógicas. Tendo como objetivo propor um olhar sobre a aplicação das TDICs na Educação, foram encontradas três diferentes perspectivas. Na primeira, as TDICs são objetos de estudo dos estudantes. A segunda trata do uso das TDICs como ferramenta de apoio ao ensino e/ou à aprendizagem. Por fim, a terceira perspectiva identifica as TDICs como suporte e condição para que as práticas pedagógicas sejam possíveis.

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Publicado

20-07-2020

Como Citar

VICTORINO DA SILVA, Leo. Tecnologias digitais de informação e comunicação na educação: três perspectivas possíveis. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 46, n. 1, p. 143–159, 2020. DOI: 10.22484/2177-5788.2020v46n1p143-159. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/3955. Acesso em: 22 dez. 2024.