Desafios para educação de qualidade e o direito à aprendizagem de jovens, adultos e idosos no tempo presente:

o que pensam os professores?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n1p271-291

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar, com base na concepção dos professores, as mediações que dificultam a educação de qualidade e a plena garantia do direito à aprendizagem de jovens, adultos e idosos no tempo presente. Trata-se de resultados parciais da pesquisa exploratória, em andamento, que fez uso, até o momento, de entrevistas de roteiros semiestruturados realizadas com 16 professores do Ensino Fundamental e Médio das redes municipal/estadual do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Piraí. Os resultados sinalizam que os desafios para a qualidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para as aprendizagens dos sujeitos referem-se aos aspectos das políticas públicas e do cotidiano escolar: a quase ausência de formação docente para atuar na modalidade, currículo pouco apropriado, permanência de práticas pedagógicas pautadas no paradigma da suplência, dificuldade dos professores em trabalhar com a diversidade, intensificada com a juvenilização e com o aumento de estudantes com necessidades educacionais especiais na modalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Soares Barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Coordenador do PIBID - Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Raquel Lopes Pires, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na linha de pesquisa “história, sujeitos e processos educacionais”. Graduada em Pedagogia  pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Publicado

2020-04-15

Como Citar

BARBOSA, C. S.; PIRES, R. L. Desafios para educação de qualidade e o direito à aprendizagem de jovens, adultos e idosos no tempo presente: : o que pensam os professores?. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 22, n. 1, 15 abr. 2020.

Edição

Seção

Artigos de Demanda