Retratos contemplativos, experiência, memória e criação

a fotografia contemplativa em uma experiência de formação em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id5012

Palavras-chave:

fotografia contemplativa, formação, experiência.

Resumo

O artigo aborda a relação entre imagem, memória e experiência, buscando compreender o potencial da prática da fotografia contemplativa na formação superior em saúde. Ao trazer a produção de retratos e histórias de vida criados na relação pesquisador-pesquisado, resultante de uma atividade realizada em uma disciplina eletiva em uma universidade pública em São Paulo, busca-se compreender as reverberações do curso e seus efeitos enquanto proposta formativa. Como referências teóricas centrais, o texto debate os conceitos de punctum, studium e biografema de Barthes, as condições e o valor da experiência em Larrosa Bondía e a importância da entrevista na cartografia em Tedesco. Buscamos ainda, ao final, construir uma reflexão sobre a potência interpelativa desta proposição no sentido de, para além de relatar acontecimentos, poder criar uma experiência humanizadora, sendo uma prática ao mesmo tempo contemplativa, criativa e formativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yuri Bittar, Universidade Federal de São Paulo

Yuri Bittar é graduado em Desenho Industrial (Mackenzie) e História (USP), mestre em Ciências (UNIFESP) e doutorando no Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde (UNIFESP).

Flávia Liberman, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo e Mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutora pelo Núcleo de Estudos da Subjetividade no Programa de Psicologia Clínica da PUC- SP e Pós-doutorado na Universidade de Évora- Portugal (CHAIA/UE). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo, nos Programas de Pós- Graduação Ensino em Ciências da Saúde e no Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde - Campus Baixada Santista, São Paulo- Brasil. 

Downloads

Publicado

03-10-2023

Como Citar

BITTAR, Yuri; LIBERMAN, Flávia. Retratos contemplativos, experiência, memória e criação: a fotografia contemplativa em uma experiência de formação em saúde. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023031, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id5012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5012. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda