Retratos contemplativos, experiência, memória e criação
a fotografia contemplativa em uma experiência de formação em saúde
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id5012Palavras-chave:
fotografia contemplativa, formação, experiência.Resumo
O artigo aborda a relação entre imagem, memória e experiência, buscando compreender o potencial da prática da fotografia contemplativa na formação superior em saúde. Ao trazer a produção de retratos e histórias de vida criados na relação pesquisador-pesquisado, resultante de uma atividade realizada em uma disciplina eletiva em uma universidade pública em São Paulo, busca-se compreender as reverberações do curso e seus efeitos enquanto proposta formativa. Como referências teóricas centrais, o texto debate os conceitos de punctum, studium e biografema de Barthes, as condições e o valor da experiência em Larrosa Bondía e a importância da entrevista na cartografia em Tedesco. Buscamos ainda, ao final, construir uma reflexão sobre a potência interpelativa desta proposição no sentido de, para além de relatar acontecimentos, poder criar uma experiência humanizadora, sendo uma prática ao mesmo tempo contemplativa, criativa e formativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .