Trajetórias de egressos do ensino superior

elementos para uma abordagem psicossocial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id5048

Palavras-chave:

pesquisas de egressos, ensino superior, abordagem psicossocial.

Resumo

Este artigo está estruturado em torno de dois objetivos principais: apresentar analiticamente um panorama do campo das pesquisas de egressos do ensino superior, com especial enfoque nos estudos produzidos no contexto acadêmico brasileiro, e chamar a atenção para as contribuições que a adoção de uma abordagem psicossocial tem a proporcionar às investigações estabelecidas nesse campo. No Brasil, só muito recentemente tem havido um despertar mais consistente para a importância do desenvolvimento de investigações com essa temática, mas muito pouco ainda há produzido em termos de discussões teórico-conceituais capazes de subsidiar e orientar a construção de estudos voltados a uma compreensão das experiências profissionais dos egressos. O presente trabalho pretende colaborar com a atenuação dessa lacuna, constituindo-se como um ponto de partida para pesquisadores interessados em pesquisar egressos do ensino superior a partir de uma abordagem psicossocial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Aparecido Bueno, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Psicologia e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Atualmente é doutorando em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e trabalha como Técnico Administrativo em Educação/Psicólogo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Machado.

Sérgio Dias Cirino, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Titular no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Psicologia pela UFMG. Mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

03-10-2023

Como Citar

BUENO, Fabrício Aparecido; CIRINO, Sérgio Dias. Trajetórias de egressos do ensino superior: elementos para uma abordagem psicossocial . Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023032, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id5048. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5048. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda