Trajetórias de egressos do ensino superior
elementos para uma abordagem psicossocial
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id5048Palavras-chave:
pesquisas de egressos, ensino superior, abordagem psicossocial.Resumo
Este artigo está estruturado em torno de dois objetivos principais: apresentar analiticamente um panorama do campo das pesquisas de egressos do ensino superior, com especial enfoque nos estudos produzidos no contexto acadêmico brasileiro, e chamar a atenção para as contribuições que a adoção de uma abordagem psicossocial tem a proporcionar às investigações estabelecidas nesse campo. No Brasil, só muito recentemente tem havido um despertar mais consistente para a importância do desenvolvimento de investigações com essa temática, mas muito pouco ainda há produzido em termos de discussões teórico-conceituais capazes de subsidiar e orientar a construção de estudos voltados a uma compreensão das experiências profissionais dos egressos. O presente trabalho pretende colaborar com a atenuação dessa lacuna, constituindo-se como um ponto de partida para pesquisadores interessados em pesquisar egressos do ensino superior a partir de uma abordagem psicossocial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .