Environmental actions in the process management of highway undertakings in the Amazon Mato-Grossense
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n2p569-588Keywords:
Environmental education, Amazonia Mato-Grossense, Roadway undertakings, Environmental management.Abstract
Environmental Education represents a relevant sub-program during the environmental licensing process for road undertakings and takes on peculiar connotations in vulnerable biomes such as the Amazon Mato Grosso. To this end, some actors, such as municipal public managers and civil society, represent research subjects whose objectives were to analyze the way they conceive socio-environmental problems, how they organize the governance structure in relation to environmental issues and to identify how they articulate their actions to the mechanisms social control and the development of environmental actions in the formal and non-formal scope of education. The methodological assumptions consisted of collecting secondary data, documentary research, participatory socio-environmental diagnosis. The results obtained with the workshops carried out show that the socio-environmental reality is the basis for sustaining the actions and social control is limited by the idea that the councils are deliberative and not decision-making bodies.
Downloads
References
BERTOLINI, Geysler Rogis Flor; POSSAMAI, Osmar. Proposta de instrumento de mensuração do grau de consciência ambiental, do consumo ecológico e dos critérios de compra dos consumidores. Revista de Ciência e Tecnologia, São Paulo, v. 13, n. 25/26, p. 17-25, 2005.
BOLAY, Fred. Walle. Guia para aplicação: planejamento de projeto orientado por objetivos- método Zopp. Recife: GTZ, 1993.
BRASIL. Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA. Resolução nº 237, de 19 de dezembro de 1997. Dispõe sobre a revisão e complementação dos procedimentos e critérios utilizados para o licenciamento ambiental e altera a Resolução nº 1/86 (revoga os art. 3º e 7º). 1997. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/legislacao/CONAMA_RES_CONS_1997_237.pdf. Acesso em: 12 jun. 2017.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Educação ambiental na gestão pública: uma entrevista com José Quintas. Educação Ambiental e Agricultura Familiar. COLECIONA: Fichário d@ Educador Ambiental. 13. ed. Brasília: MMA, 2013. Disponível em: https://www.mma.gov.br/publicacoes/educacao-ambiental/category/99-periodico-coleciona.html. Acesso em: 10 out. 2017.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2006.
COUTINHO, Carlos Nelson. Intervenções: o marxismo na batalha das ideias. São Paulo: Cortez, 2006.
FREY, Klaus. Governança urbana e participação pública. RAC-Eletrônica, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 136-150, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Klaus_Frey/publication/ 26503623_Governanca_Urbana_e_Participacao_Publica/links/05b2937a584eee4807d3745f.pdf. Acesso em: 11 nov. 2017.
GADOTTI, Moacir. Educação popular, educação social, educação comunitária. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL. Porto Alegre, 2012. Disponível em http://www.proceedings.scielo.br/pdf/cips/n4v2/13.pdf. Acesso em: 11 abr. de 2018.
GOMES, Eduardo Granha Magalhães. Conselhos gestores de políticas públicas: democracia, controle social e instituições. 2003. 225f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública e Governo) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2003.
IBAMA. INSTITUTO BRASILEIRO DE RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS. Instrução Normativa Nº 02, de 27 de março de 2012. Diário Oficial da União, Brasília, 29 de março de 2012. Seção 1. Disponível em: http://ibama.gov.br/sophia/cnia/legislacao/IBAMA/IN0013-181212.PDF. Acesso em: 12 jul. 2017.
JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 189-205, mar. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf. Acesso em: 19 nov. 2013.
JESUS, Andrelisa Santos de; CARVALHO, José Camapum de. Processos erosivos em área urbana e as implicações na qualidade de vida. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 37, n. 1, p. 1-17, abr. 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/46239. Acesso em: 18 fev. 2019.
LEMOS, André Luiz Ferreira; SILVA, José de Arimatéia. Desmatamento na Amazônia legal: evolução, causas, monitoramento e possibilidades de mitigação através do fundo Amazônia. Floresta e Ambiente, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 98-108, 2011.
LEFF, Enrique. A complexidade ambiental. São Paulo: Cortez, 2003.
MATO GROSSO. Lei Estadual nº 6691 de 30 de novembro de 1995, que dispões sobre a criação do município de Nova Ubiratã. Mato Grosso, 1995. Disponível em https://www.al.mt.gov.br/storage/webdisco/leis/lei-6691-1995.pdf. Acesso em: 18 fev. 2019.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Introdução à metodologia de pesquisa social. São Paulo: Hucitec, ABRASCO, 1998.
MINGOTI, Rafael. Et al. Mapeamento de Cenários Agrícolas para Avaliação de Risco Ambiental de Agrotóxicos em Água Superficial. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO (SBSR), 18., 2017, Santos. Anais [...]. Santos, SP: 2017. ISBN: 978-85-17-00088-1. Disponível em: https://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/bitstream/doc/1076501/1/2017 MingotiSBSRANAIS.pdf. Acesso em: 25 mar. 2018.
REZENDE, María José de. Os objetivos de desenvolvimento do milênio da ONU: alguns desafios políticos da co-responsabilização dos diversos segmentos sociais no combate à pobreza absoluta e à exclusão. Investigación & Desarrollo, Barranquilla, v. 16, n. 2, p.184-213, 2008. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0121-32612008000200003. Acesso em: 18 fev. 2018.
SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 1992.
SANTOS, Irenilda Ângela dos; SAITO, Carlos Hiroo. A mitificação da participação social na política nacional de recursos hídricos: gênese, motivação e inclusão social. Geosul, Florianópolis, v. 21, n. 42, p. 7-27, jul./dez. 2006.
SAUVÉ, Lucie. Educação ambiental e desenvolvimento sustentável: uma análise complexa. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 10, n. 10, p. 72-102, 1997. Disponível em: http://www.ufmt.br/revista/arquivo/rev10/educacao_ambiental_e_desenvolvim.html. Acesso em: 2 jun. 2016.
UNESCO. Década das nações unidas para educação e desenvolvimento sustentável: 2005-2014. Documento final: plano internacional de implementação. Brasília: UNESCO, 2005. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139937_por. Acesso em: 20 nov. 2016.
UNESCO. Objetivos de desenvolvimento do milênio. Brasília: UNESCO, 2000. Disponível em: http://www.fiocruz.br/omsambiental/media/ODMBrasil.pdf. Acesso em: 20 nov. 2016.
WALDMAN, Maurício. Lixo domiciliar brasileiro: modelos de gestão e impactos ambientais. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 33, n. 2, p. 169-184, maio/ago. 2013. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/25553/15592. Acesso em: 18 fev. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .