Políticas de educação na comunidade dos países de língua portuguesa:

uma análise das ações de cooperação

Autores/as

  • Pedro Bastos de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
  • Álvaro Reinaldo de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n1p209-232

Resumen

A promoção da educação para os povos que integram a CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa -  é fundamental para o exercício dos direitos de cidadania e consequente desenvolvimento econômico da comunidade. Integração, cooperação solidária e multilateralismo aparecem como vetores  basilares  no fomento de políticas de educação no universo da CPLP. O presente estudo tem como objeto traçar um panorama do atual estágio de promoção das políticas públicas na área  educacional no âmbito dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e do Timor Leste,  procurando, principalmente, apontar as bases para sua formulação e o contexto em que se insere. Busca-se, ainda,  analisar o papel das redes de cooperação deste processo, enfatizando a experiência brasileira.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pedro Bastos de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Mestre em Direito e Políticas Públicas pela UNIRIO. Pesquisador Associado da UNIRIO - Grupo CNPq Direito, Democracia e Desenvolvimento. Bacharel em Comunicação Social (UFF) e em Direito. (UERJ)

Álvaro Reinaldo de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Doutor e Mestre em Direito pela UFSC. Professor Adjunto da UNIRIO -Direito Constitucional e Antropologia Jurídica.

Publicado

2017-05-11

Cómo citar

BASTOS DE SOUZA, Pedro; DE SOUZA, Álvaro Reinaldo. Políticas de educação na comunidade dos países de língua portuguesa:: uma análise das ações de cooperação. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 19, n. 1, 2017. DOI: 10.22483/2177-5796.2017v19n1p209-232. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2459. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos