Tauromaquia, aventura e educação
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n3p885-898Palavras-chave:
Tauromaquia, Presença, Educação.Resumo
Este trabalho parte do universo da tauromaquia em Michel Leiris e Pablo Picasso na direção das reflexões de Hans Ulrich Gumbrecht sobre a educação, especialmente sua preocupação em relação à apatia que os alunos demonstram nas humanidades. A tauromaquia funciona como uma alegoria que porta qualidades para pensar o impulso da coragem, da atenção e do interesse na lida com o conhecimento. Poderíamos falar sobre os alpinistas e a necessidade da concentração no instante, mas a tauromaquia atinge um universo imaginário muito maior, talvez pela sua ancestralidade cultural. De fato, Leiris e Picasso queriam criar como um toureiro diante do touro, aberto ao império do instante e do risco. Desenvolvemos, neste ensaio, algumas considerações sobre a educação como uma aventura do saber, exortando os professores a promoverem abalos intelectuais nos seus alunos.
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