O que pode a pergunta-criança na formação de professoras/es? Algumas experimentações teórico-práticas
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p321-339Palavras-chave:
Pergunta-criança, Devir-criança, Pedagogia.Resumo
Este artigo aborda a problematização: O que podem as perguntas das crianças, tomadas como problemas de estudo e pesquisa, num espaço de formação de futuros/as pedagogos/as? Vinculado às experiências das pesquisadoras/docentes no processo de desenvolvimento de uma disciplina em um curso de Pedagogia, sob uma perspectiva filosófica da criança, o caminho metodológico se deu a partir do processo investigativo sobre as perguntas-crianças, acreditando que as mesmas não configuram unicamente uma estratégia para ensinar Ciências, mas, sobretudo de aprender, aprender a entrar em contato com aquilo que não é dado a priori, que ensejam novos modos de desejar-conhecer o mundo da criança, como percebem-relacionam com os acontecimentos científicos, como existem no e para o mundo. Experimenta-se um movimento que comece com povoar no mundo um devir-criança, uma pergunta-criança em nós.
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