O que pode a pergunta-criança na formação de professoras/es? Algumas experimentações teórico-práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p321-339

Palavras-chave:

Pergunta-criança, Devir-criança, Pedagogia.

Resumo

Este artigo aborda a problematização: O que podem as perguntas das crianças, tomadas como problemas de estudo e pesquisa, num espaço de formação de futuros/as pedagogos/as? Vinculado às experiências das pesquisadoras/docentes no processo de desenvolvimento de uma disciplina em um curso de Pedagogia, sob uma perspectiva filosófica da criança, o caminho metodológico se deu a partir do processo investigativo sobre as perguntas-crianças, acreditando que as mesmas não configuram unicamente uma estratégia para ensinar Ciências, mas, sobretudo de aprender, aprender a entrar em contato com aquilo que não é dado a priori, que ensejam novos modos de desejar-conhecer o mundo da criança, como percebem-relacionam com os acontecimentos científicos, como existem no e para o mundo. Experimenta-se um movimento que comece com povoar no mundo um devir-criança, uma pergunta-criança em nós.

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Biografia do Autor

Alice Copetti Dalmaso, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, Brasil. Professor Adjunto I da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.

Marilda Oliveira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora Titular do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Licenciada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria. Bacharel em Desenho e Plástica (Cerâmica) pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Antropologia Social pela Universidad de Barcelona, Espanha e Doutora em História, Geografia e História da Arte pela Universidad de Barcelona, Espanha. Atua na Graduação no Curso de Licenciatura em Artes Visuais. 

Fernanda Monteiro Rigue, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Licenciada em Química pelo Instituto Federal Farroupilha e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.
Consultora e Formadora do Aura Assessoria Educacional e Institucional , Brasil

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Publicado

30-08-2021

Como Citar

DALMASO, Alice Copetti; DE OLIVEIRA, Marilda Oliveira; RIGUE, Fernanda Monteiro. O que pode a pergunta-criança na formação de professoras/es? Algumas experimentações teórico-práticas. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, p. 321–339, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n2p321-339. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3766. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Formação de professores