A educação de crianças vítimas de escalpelamento
um olhar para a Amazônia Paraense
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id5176Palavras-chave:
classe hospitalar, educação, escalpelamento.Resumo
O presente estudo tem como objetivo refletir sobre o escalpelamento por motor de barco na Amazônia Paraense e o atendimento educacional das crianças vitimadas, considerando o contexto social e os impactos do acidente. A pesquisa é de abordagem qualitativa de cunho documental. Para o desenvolvimento do estudo foram selecionados os documentos publicados entre os anos de 2015 e 2022 e disponibilizados em mídias digitais. As análises revelam que o atendimento educacional para as crianças vítimas de escalpelamento é realizado, principalmente, por meio da classe hospitalar, sendo desenvolvidos conteúdos curriculares integrados a aspectos do contexto ribeirinho. Conclui-se que a continuidade do atendimento educacional para a vítima é necessária e que o escalpelamento afeta a criança em sua dimensão física, emocional, educacional e social. Consiste em tragédia silenciosa situada no contexto de extrema desigualdade, desvelando uma sociedade que permanece omissa diante do sofrimento que atinge inúmeras meninas brasileiras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .