Dimensões teóricas da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade

construções conceituais na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p461-482

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Formação de professores.

Resumo

O referido artigo constitui-se como desdobramento de uma dissertação de Mestrado em Educação, e tem por objetivo analisar as construções conceituais de docentes acerca da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade no contexto do ensino superior, buscando identificar como estas abordagens são visualizadas enquanto perspectivas no âmbito da formação de professores. A metodologia adotada encaminhou-se por meio de uma abordagem qualitativa, materializada a partir da revisão bibliográfica e a realização de entrevistas semiestruturadas com docentes de um curso de Pedagogia. Os resultados desvelam posicionamentos plurais entre os professores investigados no que se refere à conceituação, os quais referendam duas construções epistemo-metodológicas acerca da interdisciplinaridade: a primeira enfatiza o caráter dialógico e de integração disciplinar, e a segunda assinala a abordagem interdisciplinar como proposta metodológica. No tocante à transdisciplinaridade verifica-se uma lacuna conceitual, sendo enfatizada, como característica significativa, a abertura a múltiplos saberes e sujeitos.

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Biografia do Autor

Juliane Gomes de Sousa, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Tocantins, Brasil. Professora do Magistério Superior da Universidade Federal do Tocantins , Brasil

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui graduação em História e graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco; Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós - Doutorado em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal. É professora Associado e Bolsista Produtividade do CNPq categoria 2. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, política educacional, profissionalização docente, avaliação institucional, Metodologia de Pesquisa; Estudos contemporâneo. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do INEP /MEC.É professora na graduação Curso de Jornalismo, no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura. Docente. Também é professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação a partir de 2012. 

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Publicado

30-08-2021

Como Citar

SOUSA, Juliane Gomes de; PINHO, Maria José de. Dimensões teóricas da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade: construções conceituais na formação de professores . Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, p. 461–482, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n2p461-482. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3582. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda