Compreensão docente sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto da Tecnodocência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p361-380

Palavras-chave:

Tecnologia, Formação docente., Docência.

Resumo

O objetivo do artigo é descrever a compreensão sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação durante o processo de formação inicial de um docente que cursou a disciplina Tecnodocência e seus impactos didático-metodológicos vinculados à sua prática profissional posterior. Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, com a participação de um professor de matemática e dez alunos do quarto e quinto anos da instituição em que o sujeito da pesquisa leciona, durante os meses de setembro a novembro de 2019. A pesquisa se subdividiu em três fases: planejamento, coleta e análise de dados. Os resultados da pesquisa demonstram que após vivenciar uma experiência tecnodocente, o professor-sujeito passa a compreender novas possibilidades de uso das tecnologias digitais, desprendendo-se das amarras das práticas pedagógicas, exclusivamente expositivas, por meio do uso das ferramentas digitais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Danielle Gonzaga da Silva, Universidade Federal do Ceará

    Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Integrante do Grupo de Pesquisa em Tecnodocência (GPT) e bolsista ICT-FUNCAP no projeto: Integração entre Tecnologia Digital e Docência: transformações da compreensão do uso das tecnologias digitais na docência por meio do desenvolvimento de Materiais Autorais Digitais Educacionais em contexto interdisciplinar.

  • Luciana de Lima, Universidade Federal do Ceará

    Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Ceará - UFC , Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, Especialista em Tecnologia com ênfase em Telemática pelo Centro Federal Tecnológico do Ceará - CEFETCE, Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e Doutora em Educação, linha Educação, Currículo e Ensino, eixo Ensino de Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFC. Atualmente é professora DE Adjunta da Universidade Federal do Ceará, com lotação no Instituto Universidade Virtual (IUVI). É líder do Grupo de Pesquisa Tecnodocência cadastrado no Diretorio do CNPq. 

  • Robson Carlos Loureiro, Universidade Federal do Ceará

    Graduado em Pedagogia - Filosofia da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Educação com área de dedicação vinculada a avaliação de softwares educativos pela Universidade Federal do Ceará e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará com o foco de estudos na avaliação das relações interpessoais em comunidades virtuais de aprendizagem. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará - Instituto UFC Virtual. Atua e pesquisa em Filosofia da Tecnologia e Corpo, Tecnologia e Filosofia. Desenvolve pesquisas, formações e atua na área de Tecnodocência, Tem experiência na área de educação, com ênfase em análise de Coesão em Comunidades Virtuais de Aprendizagem. 

Referências

BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

COLL, César; MONEREO, Carles. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: COLL, César; MONEREO, Carles (org.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 15-46.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

GATTI, Bernardete Angelina. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100, p. 33-46, dez./fev. 2014.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

JAPIASSU, Hilton. O sonho transdisciplinar: e as razões da filosofia. Rio de Janeiro: Imago, 2006.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. São Paulo: Papirus, 2007.

KENSKI, Vani Moreira; MEDEIROS, Rosangela Araújo; ORDÉAS, Jean. Ensino superior em tempos mediados pelas tecnologias digitais. Trabalho & Educação, Minas Gerais, v. 28, n. 1, p. 141-152, jan./abr. 2019.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus, 2015.

LIMA, Luciana de; LOUREIRO, Robson Carlos. Tecnodocência: concepções teóricas. Fortaleza: Edições UFC, 2019.

MARCONI, Marina de Andrade, LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

MAYRINK, Mônica Ferreira; BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Entrevista a Vani Moreira Kenski. Caracol, São Paulo, n. 13, p. 224-233, 2017.

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 2008.

SCHÖN, Donald Alan. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António. (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. p. 77-91.

STAKE, R. E. Investigación com estúdio de casos. Madrid: Morata, 2010.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Belo Horizonte, n. 13, p. 5-24, 2000.

VALENTE, José Armando. A comunicação e a educação baseada no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. Revista UNIFESO: Humanas e Sociais, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 141-166, 2014.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Downloads

Publicado

30-08-2021

Edição

Seção

Dossiê - Formação de professores

Como Citar

Compreensão docente sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto da Tecnodocência. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, p. 361–380, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n2p361-380. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4060. Acesso em: 13 dez. 2025.