Compreensão docente sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto da Tecnodocência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p361-380

Palavras-chave:

Tecnologia, Formação docente., Docência.

Resumo

O objetivo do artigo é descrever a compreensão sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação durante o processo de formação inicial de um docente que cursou a disciplina Tecnodocência e seus impactos didático-metodológicos vinculados à sua prática profissional posterior. Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, com a participação de um professor de matemática e dez alunos do quarto e quinto anos da instituição em que o sujeito da pesquisa leciona, durante os meses de setembro a novembro de 2019. A pesquisa se subdividiu em três fases: planejamento, coleta e análise de dados. Os resultados da pesquisa demonstram que após vivenciar uma experiência tecnodocente, o professor-sujeito passa a compreender novas possibilidades de uso das tecnologias digitais, desprendendo-se das amarras das práticas pedagógicas, exclusivamente expositivas, por meio do uso das ferramentas digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Gonzaga da Silva, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Integrante do Grupo de Pesquisa em Tecnodocência (GPT) e bolsista ICT-FUNCAP no projeto: Integração entre Tecnologia Digital e Docência: transformações da compreensão do uso das tecnologias digitais na docência por meio do desenvolvimento de Materiais Autorais Digitais Educacionais em contexto interdisciplinar.

Luciana de Lima, Universidade Federal do Ceará

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Ceará - UFC , Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, Especialista em Tecnologia com ênfase em Telemática pelo Centro Federal Tecnológico do Ceará - CEFETCE, Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e Doutora em Educação, linha Educação, Currículo e Ensino, eixo Ensino de Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFC. Atualmente é professora DE Adjunta da Universidade Federal do Ceará, com lotação no Instituto Universidade Virtual (IUVI). É líder do Grupo de Pesquisa Tecnodocência cadastrado no Diretorio do CNPq. 

Robson Carlos Loureiro, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Pedagogia - Filosofia da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Educação com área de dedicação vinculada a avaliação de softwares educativos pela Universidade Federal do Ceará e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará com o foco de estudos na avaliação das relações interpessoais em comunidades virtuais de aprendizagem. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará - Instituto UFC Virtual. Atua e pesquisa em Filosofia da Tecnologia e Corpo, Tecnologia e Filosofia. Desenvolve pesquisas, formações e atua na área de Tecnodocência, Tem experiência na área de educação, com ênfase em análise de Coesão em Comunidades Virtuais de Aprendizagem. 

Referências

BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

COLL, César; MONEREO, Carles. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: COLL, César; MONEREO, Carles (org.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 15-46.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

GATTI, Bernardete Angelina. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100, p. 33-46, dez./fev. 2014.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

JAPIASSU, Hilton. O sonho transdisciplinar: e as razões da filosofia. Rio de Janeiro: Imago, 2006.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. São Paulo: Papirus, 2007.

KENSKI, Vani Moreira; MEDEIROS, Rosangela Araújo; ORDÉAS, Jean. Ensino superior em tempos mediados pelas tecnologias digitais. Trabalho & Educação, Minas Gerais, v. 28, n. 1, p. 141-152, jan./abr. 2019.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus, 2015.

LIMA, Luciana de; LOUREIRO, Robson Carlos. Tecnodocência: concepções teóricas. Fortaleza: Edições UFC, 2019.

MARCONI, Marina de Andrade, LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

MAYRINK, Mônica Ferreira; BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Entrevista a Vani Moreira Kenski. Caracol, São Paulo, n. 13, p. 224-233, 2017.

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 2008.

SCHÖN, Donald Alan. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António. (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. p. 77-91.

STAKE, R. E. Investigación com estúdio de casos. Madrid: Morata, 2010.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Belo Horizonte, n. 13, p. 5-24, 2000.

VALENTE, José Armando. A comunicação e a educação baseada no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. Revista UNIFESO: Humanas e Sociais, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 141-166, 2014.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Downloads

Publicado

30-08-2021

Como Citar

SILVA, Danielle Gonzaga da; LIMA, Luciana de; LOUREIRO, Robson Carlos. Compreensão docente sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto da Tecnodocência. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, p. 361–380, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n2p361-380. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4060. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Formação de professores