A autoria visual na internet: o que dizem os memes?

Autores

  • Edméa Santos
  • Rachel Colacique
  • Felipe da Silva Ponte de Carvalho

Resumo

O artigo busca compreender o fenômeno dos memes no contexto da cibercultura, principalmente a partir da emergência da Web 2.0. O campo empírico da pesquisa partiu da imersão dos autores nas redes sociais da internet. Assim, narrativas e imagens dialogam neste artigo com um repertório teórico multirreferencial, a exemplo de: pesquisas com os cotidianos, cibercultura e semiótica, educação e cibercultura, filosofia entre outros. Os achados apresentados ao longo do texto nos convidam a refletir sobre os potenciais das tecnologias digitais em rede e a autoria coletiva em nosso tempo. Os memes são, também, formas de narrativas do cotidiano que, por meio do humor, permitem aos praticantes culturais se autorizarem de forma intertextual e imagética. Esse fenômeno é um convite aos educadores e educadoras na autoria de seus atos de currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-07-2016

Como Citar

SANTOS, Edméa; COLACIQUE, Rachel; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte de. A autoria visual na internet: o que dizem os memes?. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 18, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2570. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Educação: Imagens, cinema e cotidianos