Uma educação para a memória do Centenário da Independência do Brasil
os periódicos da Paraíba O Norte e Era Nova (1922)
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id5150Palavras-chave:
imprensa, memória, centenário.Resumo
O centenário da independência do Brasil foi uma efeméride marcada pelos jogos de produção e de luta da memória. Neste sentido, buscamos dar visibilidade à comemoração do centenário da independência a partir dos periódicos O Norte e Era Nova. Ao se comemorar o bicentenário da independência, em 2022, parece salutar refletir sobre a arquitetura das festividades do centenário. A partir da análise sobre o processo de fabricação da memória em torno da independência do Brasil, o trabalho divide-se em duas partes. Na primeira há uma reflexão sobre o centenário da independência e a fabricação do sentimento nacional. Na segunda parte, reflete-se sobre os periódicos analisados nos produtos audiovisuais e os discursos que coloram em circulação na época. Esses movimentos nos permitiram observar como essas comemorações fizeram parte de um processo de feitura e monumentalização da memória, como também nos questionarmos diante da passagem dos 200 anos da independência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .