Reabilitação baseada na comunidade - produzindo ações no contexto sociocultura

Autores

  • Fátima Corrêa Oliver
  • Maria Cristina Tissi
  • Marta Aoki
  • Luciana Hernandez Castro

Resumo

Trata-se de discutir a criação e implantação de ações de reabilitação com participação comunitária em projeto de Reabilitação Baseada na Comunidade - RBC desenvolvido em região periférica do município de São Paulo (Jardim D'Abril), por terapeutas ocupacionais através da Universidade de São Paulo. Buscando marcar diferenças com as concepções de Reabilitação baseada na Comunidade mais difundidas, particularmente por agências internacionais como Organização Mundial da Saúde OMS e Oficina Internacional do Trabalho - OIT, a denominação Reabilitação baseada no Território nos parece mais adequada. Apresentam-se estratégias de conhecimento e intervenção sobre a questão da deficiência tendo como ênfase o território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fátima Corrêa Oliver

Terapeuta ocupacional, Doutora em saúde pública. Docente do curso de Terapia Ocupacional da faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Maria Cristina Tissi

Terapeuta ocupacional, Mestre em saúde pública. Docente do curso de Terapia ocupacional da Faculdade de Medicina da Univeridade de São Paulo.

Marta Aoki

Terapeuta ocupacional.

Luciana Hernandez Castro

Terapeuta ocupacional, colaboradora no curso de Terapia ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Downloads

Como Citar

OLIVER, Fátima Corrêa; TISSI, Maria Cristina; AOKI, Marta; CASTRO, Luciana Hernandez. Reabilitação baseada na comunidade - produzindo ações no contexto sociocultura. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 2, n. 1, 2000. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1449. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Debate