Plano Nacional de Educação e a educação básica em Municípios das Regiões Meio-Oeste e Planalto Serrano Catarinenses

Autores

  • Ludimar Pegoraro Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)
  • Mariangela Kraemer Lenz Ziede Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)
  • Marialva Moog Pinto Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n3p651-667

Resumo

O texto analisa o sistema de Educação Básica dos municípios pertencentes às Secretarias de Desenvolvimento Regional-SDRs de Santa Catarina, sediadas nos municípios de Caçador, Videira, Campos Novos e Curitibanos, compreendendo 26 municípios. As questões priorizadas pelo trabalho são: qual é a evolução do número de estudantes que frequentam as escolas de educação básica do Meio-Oeste e Planalto Serrano catarinenses, compreendendo as SDRs sediadas em Caçador, Videira, Campos Novos e Curitibanos? Como se dá a permanência desses estudantes nas diferentes etapas da educação básica? Através de pesquisa de campo realizada em 2014, o estudo mapeia a evolução de matrículas em cada SDR, município e escolas, identificando o número de estudantes em seus respectivos anos de escolaridade. Tomando o Plano Nacional de Educação (PNE/2014-2024) como base, a análise tem por finalidade elencar elementos que possibilitem a definição de políticas educacionais coletivas para a melhoria das instituições escolares, na perspectiva da permanência dos estudantes nas escolas, visando o desenvolvimento social nessa região. Na relação entre a educação, desenvolvimento sustentável e outros valores, ressalta-se a importância do desenvolvimento da consciência sobre a sustentabilidade do próprio desenvolvimento local e global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludimar Pegoraro, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Doutor em educação (UFRGS). Atualmente é docente e pesquisador na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Coordenador e docente do Programa de Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade e docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica da UNIARP, em Caçador-SC.

Mariangela Kraemer Lenz Ziede, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Doutora em Educação (UFRGS), Professora e Pesquisadora na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), em Caçador/SC

Marialva Moog Pinto, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Doutora em Educação (UNISINOS), Professora e Pesquisadora na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), em Caçador/SC.

Publicado

16-11-2017

Como Citar

PEGORARO, Ludimar; ZIEDE, Mariangela Kraemer Lenz; PINTO, Marialva Moog. Plano Nacional de Educação e a educação básica em Municípios das Regiões Meio-Oeste e Planalto Serrano Catarinenses. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 19, n. 3, 2017. DOI: 10.22483/2177-5796.2017v19n3p651-667. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2869. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos