Planejamento educacional e poder local na elaboração dos planos municipais de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n1p133-147

Resumo

Este texto tem como objetivo apreender as particularidades atinentes ao planejamento educacional em nível local, particularmente no processo de elaboração dos Planos Municipais de Educação (PMEs) em dois municípios do Estado de Mato Grosso do Sul. A pesquisa foi desenvolvida a partir de documentos oriundos dos governos federal e municipal, reportagens difundidas nos veículos de comunicação e participação na elaboração dos planos desses municípios. As disputas em torno da tramitação e aprovação dos PMEs evidenciam a centralidade do poder político local, cuja condução do itinerário participativo nem sempre resulta em um plano que represente o ideário dos segmentos participantes, o que coloca o princípio da gestão democrática ainda como um desafio no plano local.

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Biografia do Autor

  • Elisangela Alves da Silva Scaff, Universidade Federal do Paraná

    Professora Adjunta IV da Universidade Federal do Paraná - UFPR e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.

  • Marli dos Santos de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados

    Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

  • Flavia Paula Nogueira Aranda, Universidade Federal da Grande Dourados

    Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Professora da Rede Municipal de Ensino de Dourados, MS.

Publicado

24-04-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Planejamento educacional e poder local na elaboração dos planos municipais de educação. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 20, n. 1, 2018. DOI: 10.22483/2177-5796.2018v20n1p133-147. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2976. Acesso em: 13 dez. 2025.