Expansão do mercado escolar, parentocracia e o Colégio Militar de Campo Grande (CMCG)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n2p459-479

Resumo

Neste texto são discutidas as estratégias familiares de escolarização, principalmente no que se referem aos investimentos familiares no “mercado escolar”, constituído por estabelecimentos escolares que visam o acesso e permanência no Colégio Militar de Campo Grande (CMCG)[1]. Busca-se compreender essas estratégias e os tipos de investimentos nesse mercado em expansão. As fontes utilizadas são sites escolares, folders, artigos em jornais e revistas, relatórios oficiais do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) e do CMCG - analisados com base em estudos bourdieusianos. As informações produzidas e analisadas atestam a existência de um “mercado escolar” emergente em Campo Grande-MS, isto porque as famílias não creditam exclusividade do ensino aos estabelecimentos escolares, haja vista a busca por serviços de apoio e reforço escolar que se avolumam no município estudado.

 

[1] O Colégio Militar de Campo Grande faz parte do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), sendo este um dos subsistemas de ensino do Exército, tendo sob sua responsabilidade a educação básica no nível fundamental, do 6º ao 9º ano, e no nível médio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Miriam Ferreira de Abreu da Silva, UFMS

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Orientadora Educacional do Colégio Militar de Campo Grande. 

  • Jacira Helena do Valle Pereira Assis, UFMS

    Doutora em educação pela FE/USP. Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação da FAED/UFMS e Antropologia Social/FACH/UFMS, Brasil. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia e Sociologia da Educação – GEPASE/UFMS.

     

Publicado

30-08-2019

Edição

Seção

Dossiê - Dimensões socio-histórico-culturais da educação escolar

Como Citar

Expansão do mercado escolar, parentocracia e o Colégio Militar de Campo Grande (CMCG). Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, 2019. DOI: 10.22483/2177-5796.2019v21n2p459-479. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3352. Acesso em: 13 dez. 2025.