Implicações do Sinaes na gestão da educação superior:

análise micropolítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n2p611-636

Resumo

O artigo problematiza as implicações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) com base em uma pesquisa realizada em dois cursos de graduação de duas Instituições de Ensino Superior (IES): uma pública e uma privada. Na pesquisa, são analisados documentos institucionais, questionários aplicados a alunos e docentes dos respectivos cursos e entrevistas semiestruturadas realizadas com os gestores das IES. A abordagem teórica da pesquisa foi construída com base nos estudos que analisam as instituições na perspectiva micropolítica, cujo objetivo é compreender como os sujeitos processam, ressignificam e reproduzem as políticas delineadas no âmbito dos governos – neste caso, as políticas de avaliação –, conferindo novos sentidos a suas experiências que podem contribuir com a superação e/ou manutenção da ordem capitalística em curso. Em ambas as instituições analisadas, os dados evidenciam que, em conformidade com uma perspectiva gerencial, a busca por resultados vem se convertendo em uma prática naturalizada criadora de uma identidade institucional que passa a ser compartilhada entre os gestores independentemente do tipo de instituição onde atuam.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristiane Fernandes, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná – IFPR

    Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da UNOESTE.

  • Maria Eliza Nogueira Oliveira, UNOESTE

    Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação da UNOESTE.

  • Regilson Maciel Borges, UNOESTE

    Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - UFSCar. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação da UNOESTE.

Publicado

30-08-2019

Edição

Seção

Seção Temática - Gestão Educacional

Como Citar

Implicações do Sinaes na gestão da educação superior:: análise micropolítica. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, 2019. DOI: 10.22483/2177-5796.2019v21n2p611-636. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3364. Acesso em: 12 dez. 2025.