Pensamento imaginativo e formação humana na sociedade contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n3p709-724

Resumo

Propomo-nos, no artigo, (re)tomar a reflexão sobre o tema do pensamento imaginativo e suas implicações para os processos formativos perante o modo de vida contemporâneo. Cientes de que tal objetivo é profundamente complexo e obtuso, faremos recortes epistêmicos em todas as instâncias conceituais do problema: trataremos de alguns aspectos da contemporaneidade a partir de um artigo do filósofo e professor Pedro Georgen; abordaremos a concepção de imaginação a partir de dois filósofos pertencentes a Teoria Crítica – Walter Benjamin e Theodor Adorno – e, por fim, faremos um esforço reflexivo para apontar indicativos acerca da formação humana nesse contexto, especialmente no que diz respeito à capacidade imaginativa, incentivadora da autonomia, do diálogo e da criticidade; todos aspectos vitais para que se estabeleça o que Georgen chama de encontro, caminho sugerido para lidar com os modos de vida nas sociedades atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel da Silva Rossetto, Universidade de Passo Fundo

Doutor e Mestre em Educação; Graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo/UPF; Curso de Desenvolvimento Cognitivo pelo Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná; Pós-graduado em MBA em Gestão de Pessoas pela Faculdade Meridional IMED. Atualmente é professor no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo/RS. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ensino de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, pedagogia, diálogo, metodologia, ética, lógica e ensino; além de vasta experiência com formação de professores.

Publicado

2019-12-09

Como Citar

ROSSETTO, M. DA S. Pensamento imaginativo e formação humana na sociedade contemporânea. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 21, n. 3, 9 dez. 2019.

Edição

Seção

Dossiê - Formação Humana e Educação: perspectivas contemporâneas