Pensamento imaginativo e formação humana na sociedade contemporânea

Palavras-chave: Imaginação, Formação humana, Sociedades contemporâneas.

Resumo

Propomo-nos, no artigo, (re)tomar a reflexão sobre o tema do pensamento imaginativo e suas implicações para os processos formativos perante o modo de vida contemporâneo. Cientes de que tal objetivo é profundamente complexo e obtuso, faremos recortes epistêmicos em todas as instâncias conceituais do problema: trataremos de alguns aspectos da contemporaneidade a partir de um artigo do filósofo e professor Pedro Georgen; abordaremos a concepção de imaginação a partir de dois filósofos pertencentes a Teoria Crítica – Walter Benjamin e Theodor Adorno – e, por fim, faremos um esforço reflexivo para apontar indicativos acerca da formação humana nesse contexto, especialmente no que diz respeito à capacidade imaginativa, incentivadora da autonomia, do diálogo e da criticidade; todos aspectos vitais para que se estabeleça o que Georgen chama de encontro, caminho sugerido para lidar com os modos de vida nas sociedades atuais.

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Biografia do Autor

Miguel da Silva Rossetto, Universidade de Passo Fundo

Doutor e Mestre em Educação; Graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo/UPF; Curso de Desenvolvimento Cognitivo pelo Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná; Pós-graduado em MBA em Gestão de Pessoas pela Faculdade Meridional IMED. Atualmente é professor no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo/RS. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ensino de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, pedagogia, diálogo, metodologia, ética, lógica e ensino; além de vasta experiência com formação de professores.

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Publicado
2019-12-09
Como Citar
ROSSETTO, M. DA S. Pensamento imaginativo e formação humana na sociedade contemporânea. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 21, n. 3, p. 709-724, 9 dez. 2019.
Seção
Dossiê - Formação Humana e Educação: perspectivas contemporâneas