Palavras e imagens infantis
intercambiando linguagens e recriando o mundo com vaga-lumes
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n2p493-508Palavras-chave:
Palavras, Imagens, Imaginação criadora.Resumo
A potência de uma vida nova está na possibilidade de viver e recriar o mundo. De modo semelhante, as crianças, mobilizadas pela novidade do mundo, podem, além de vivê-lo, recriá-lo, e até subvertê-lo, a partir do contato com imagens e palavras. Essa dimensão da linguagem importa em nossos estudos, pesquisas e projetos de extensão. Por isso compreendemos esse texto como um belo pretexto para apresentarmos e discutirmos os achados, as construções e desconstruções de crianças a partir de uma aproximação intensiva e alegre com imagens e palavras em oficinas de escrita na escola. Reconhecemos a potencialidade dessa experiência em sua capacidade de nos desalojar dos velhos conceitos, de nos tornar sensíveis a uma escrita nova produtora de sentido, como a vida deve ser. Para isso é preciso que nos deixemos conduzir pelas crianças, em seus caminhos amplos e nas vielas espremidas de suas criações. Criações que são como vaga-lumes, pequenas luzes de existência em meio à noite escura.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 1978.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. Lisboa: Edições 70, 1984.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC, 1997.
CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 24, n. 9, p. 803-809, set. 1972.
COGNET, Georges. Compreender e interpretar desenhos infantis. Petrópolis: Vozes, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: UFMG, 2011.
FALCÃO, Adriana. Mania de explicação. São Paulo: Moderna, 2001.
GONÇALVES, José Eduardo. (org.). Ofício da palavra. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
GONZÁLEZ REY, Fernando. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
OLIVEIRA, Paula Gomes de. O trabalho pedagógico com histórias inventadas: narrativas, imaginação e infância. Curitiba: CRV, 2016.
VIGOTSKI, Lev Semionovich. Pensamento e linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
VIGOTSKI, Lev Semionovich. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 4. ed. São Paulo: Global, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .