A experiência como professor(a) regente nos estágios curriculares obrigatórios

narrativas docentes sobre a recepção dos estagiários de Ciências e Biologia nas Escolas da Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p563-583

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Ciências, Biologia.

Resumo

A pesquisa busca compreender o significado atribuído à recepção de estagiários e à função de professor regente pelos docentes de Ciências e Biologia dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, no tocante à contribuição dessa atividade às suas práticas docentes. O estágio supervisionado, se realizado com comprometimento pelos agentes participantes, pode constituir-se um processo proveitoso tanto para a formação inicial do futuro professor, quanto para as práticas dos professores regentes. Para o desenvolvimento da pesquisa, a partir de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com um professor e duas professoras que relataram suas experiências como regentes responsáveis pelo acompanhamento dos estágios nas Escolas de Educação Básica de Cruz das Almas-BA. Ao final, percebe-se que os professores regentes identificam aspectos a serem melhorados no contexto do estágio supervisionado, mas reconhecem que o estágio tem proporcionado proveitosas trocas de experiências que os ajudam na revitalização de suas práticas docentes.

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Biografia do Autor

  • Tatiana Polliana Pinto de Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia , Brasil.

  • Thaís Aline da Silva dos Santos, Colégio Estadual João Batista Pereira Fraga

    Possui graduação em Biologia - Bacharelado e Licenciatura - pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Possui Mestrado em Ciência Animal pela UFRB. Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/IC voluntário (2014/2015). Na área de educação, atua em pesquisas sobre a importância do estágio curricular obrigatório na formação continuada de professores de Ciências e Biologia. Participa de estudos nas áreas de ecologia aquática, limnologia e aquicultura, ecologia do zooplâncton com ênfase em Rotifera, ecologia trófica de peixes e produção do zooplâncton como alimento vivo para pós-larvas de peixes nativos.

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Publicado

30-08-2021

Edição

Seção

Artigos de Demanda

Como Citar

A experiência como professor(a) regente nos estágios curriculares obrigatórios: narrativas docentes sobre a recepção dos estagiários de Ciências e Biologia nas Escolas da Educação Básica. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, p. 563–583, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n2p563-583. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4008. Acesso em: 13 dez. 2025.