Cidade, pedagogia e rap

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n2p431-453

Palavras-chave:

Pedagogia, Rap, Cidade.

Resumo

O rap é a banda sonora de muitas cidades, especialmente de certas zonas desfavorecidas nas cidades portuguesas. Os jovens usam a música para reverter a sua situação de marginalização, criticar a sociedade que os marginaliza, mas, também, como um veículo de mobilização comunitária. Assim, procuramos analisar as representações sobre a cidade evidenciadas em quatro canções rap portuguesas através das principais temáticas abordadas cruzadas simultaneamente com questões étnicas imanentes ao capital subcultural racializado. Esta análise é crucial para apreendermos a importância das criações artísticas contemporâneas de forma dialógica, como reflexo das complexidades societais e formas de representação e de intervenção sociais. Esta condição é outrossim uma demonstração das virtualidades do rap como instrumento pedagógico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paula Guerra, Faculdade de Letras da Universidade do Porto

    Doutora em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). É Professora no Departamento de Sociologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigadora Integrada no Instituto de Sociologia da mesma universidade (IS-UP), onde atualmente coordena o subgrupo Criação artística, práticas e políticas culturais.

Referências

AUGÉ, Marc. Não-Lugares. Lisboa: Letra Livre, 2012.

BARBIO, Leda. Jovens (sub)urbanos: o impacto do hip hop na produção de identidades sociais. Forum Sociológico, Lisboa, n. 21, p. 75-83, 2011.

BAYAT, Asef. Life as politics. Stanford: Stanford University Press, 2013.

BECKER, Howard S. Outsiders. Nova Iorque: Simon & Schuster, 2018.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Lisboa: Relógio D’Água, 2013.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude A reprodução. Lisboa: Veja, 1978.

BRAGG, Sara. Consulting young people: a review of the literature. London: Arts Council England, 2007.

BYRNE, Lorcan; O’CONNELL, Cathal; O’SULLIVAN, Siobhan. Rap and political participation: using rap as a creative method in research with children and young people. YOUNG, Helsinki, Preprints: Artigo publicado pela primeira vez online: 1 ago. 2019. Edição publicada: v. 28, n. 1, p. 50-68, fev. 2020. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1103308819856755. Acesso em: 4 out. 2019.

CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. Sintra: Impala, 2009.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milénio. Lisboa: Teorema, 1996.

CHULLAGE. National Ghettographik. In: RAPENSAR. Lisboa: Lisafonia, 2004. CD Álbum

CHULLAGE. Portugal. In: RAPENSAR. Lisboa: Lisafonia, 2004. CD Álbum

COHEN, Stanley. Folk devils and moral panics. London: MacGibbon and Kee, 1972.

DICKENS, Luke; LONIE, Douglas. Rap, rhythm and recognition: Lyrical practices and the politics of voice on a community music project for young people experiencing challenging circumstances. Emotion, Space and Society, New York, v. 9, p. 59-71, 2013.

FEIXA, Carles; GUERRA, Paula. Unidos por el mismo sueño en una canción: on music, gangs and bands. Portuguese Journal of Social Sciences, Lisboa, v. 16, n. 3, p. 305-322, 2017.

FRADIQUE, Teresa. Fixar o movimento. Lisboa: Dom Quixote, 2003.

FREIRE, Paulo. The pedagogy of the oppressed. Londres/Nova Iorque: Continuum, 2005.

FRITH, Simon. Performing rights. Oxford: Oxford University Press, 1996.

GENERAL D; BUTS MC. (feat). Allen Halloween - Bairro Black. In: HÍBRIDO. Lisboa: Sohiphop, 2015. CD Álbum

GENERAL D. Reghetização. In: PORTUKKKAL é um erro. Lisboa: Valentim de Carvalho, 1997. 1 CD.

GOFFMAN, Erving. Stigma. Londres: Penguin, 1990.

GUERRA, Paula. A cidade na encruzilhada do urbano: elementos para uma abordagem de um objecto complexo. Sociologia, Porto, v. 13, p. 69-119, 2003.

GUERRA, Paula. Raw Power: Punk, DIY and Underground Cultures as Spaces of Resistance in Contemporary Portugal. Cultural Sociology, London, v. 12, n. 2, p. 241–259, 2018.

GUERRA, Paula. ‘The Song Is Still a ‘Weapon’: The Portuguese Identity in Times of Crises. YOUNG, Helsinki, Preprints: Artigo publicado pela primeira vez online: 9 maio 2019. Edição publicada: v. 28, n. 1, p. 14–31, fev. 2020. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1103308819829603. Acesso em: 4 out. 2019.

GUERRA, Paula. Verdade e consequência no hip-hop português contemporâneo: o caso de Capicua. In: GUERRA, Paula; SITOE, Tirso. (orgs.). Reinventar o discurso e o palco. Porto: FLUP, 2019. p. 202-219.

HALLIDAY, M. A. K. Anti-Languages. American anthropologist, Arlington, v. 78, n. 3, p. 570-584, 1976.

LEVIE, Mark. When art is the weapon: culture and resistance confronting violence in the post-uprisings Arab world. Religions, Suíça, v. 6, p. 1277-1313, 2015.

MALHEIROS, Jorge Macaísta et al. Espaços e expressões de conflito e tensão entre autóctones, minorias migrantes e não migrantes na área metropolitana de Lisboa. Lisboa: ACIME, 2007.

NONATO, Symaira Poliana et al. Por uma pedagogia das juventudes. In: DAYRELL, Juarez. (org.) Por uma pedagogia das juventudes. Belo Horizonte: Mazza, 2016. p. 249-304.

O'NEILL, Susan A. Youth empowerment and transformative music engagement. In: BENEDICT, Cathy; SCHMIDT, Patrick; SPRUCE, Gary; WOODFORD, Paul. (ed.) The child as musician: a handbook of musical development. New York: Oxford University Press, 2016. p. 606–625.

SAID, Edward. Orientalism. Londres: Penguin Books, 2003.

SÁNCHEZ GARCÍA, José; FEIXA PÀMPOLS, Carles. My name and the name of all people who live in misery: rap in the wake of revolution in Tunisia and Egypt. YOUNG, Helsinki, Preprints: Artigo publicado pela primeira vez online: 30 out. 2019. Edição publicada: v. 28, n. 1, p. 85-100, fev. 2020. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1103308819868334. Acesso em: 4 out. 2019.

SANTOS, Tiago Teles; GUERRA, Paula. From punk ethics to the pedagogy of the bad kids: core values and social liberation. In: SMITH, Gareth Dylan; DINES, Michael; PARKINSON, Tom. (eds.). Punk Pedagogies, Londres, p. 210-224, 2017.

SIMÕES, Soraia. RAPublicar. A micro-história que fez história numa Lisboa adiada 1986-1996. Lisboa: Caleidoscópio, 2017.

SMITH, Gareth Dylan; DINES, Michael; PARKINSON, Tom. (eds.). Punk pedagogies. Londres: Routledge, 2017.

SOUZA, Angela Maria de. A caminhada é longa... e o chão tá liso: o movimento Hip Hop em Florianópolis e Lisboa. São Leopoldo: Trajetos Editorial, 2016.

THORNTON, Sarah. Club cultures. Middletown: Wesleyan University Press, 1996.

VALETE. Nada a perder. In: EDUCAÇÃO visual. Lisboa: Estúdios BigBit, 2002. CD Álbum

WACQUANT, Loïc. Deadly symbiosis. Cambridge: Polity Press, 2009.

WACQUANT, Loïc. Marginalidade, etnicidade e penalidade na cidade neoliberal: uma cartografia analítica. Tempo Social, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 139-164, 2014.

WILLIS, Paul. Common cultures. Boulder: Westview Press, 1990.

Downloads

Publicado

14-08-2020

Edição

Seção

Dossiê - Arte-fatos: tensões e(m) possibilidades entre cultura, pesquisa e educa

Como Citar

Cidade, pedagogia e rap. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 22, n. 2, p. 431–453, 2020. DOI: 10.22483/2177-5796.2020v22n2p431-453. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3776. Acesso em: 13 dez. 2025.