O Livro de leitura (1889-1933) Instrumento de Educação e Instrução
Resumo
O objeto de minha tese de doutorado, intitulada "Uma Leitura dos Livros de Leitura da Escola Americana de São Paulo (1889-1933)", é o livro de leitura que consta dos programas dos Cursos Primário, Intermediário e Secundário dessa instituição nesse período. O "inventário" que fiz à luz dos conceitos de representação e apropriação de Chartier nos treze livros que pesquisei revelou que eles se distinguiam do compêndio e contribuíam para a educação e a instrução de alunos, oferecendo prática da Língua Portuguesa, ensinamentos morais e patrióticos, conhecimentos históricos e geográficos, cultura geral e noções de cultura popular e indígena. Com base nos prefácios de alguns livros de leitura produzidos nesse período, tivessem eles sido ou não adotados e/ou indicados na Escola Americana de São Paulo, recuperei o conceito de livro de leitura na ótica de alguns autores que os compuseram. Neste trabalho, apresento alguns resultados dessa parte de minha pesquisa.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .