O Livro de leitura (1889-1933) Instrumento de Educação e Instrução

Autores

  • Shirley Puccia

Resumo

O objeto de minha tese de doutorado, intitulada "Uma Leitura dos Livros de Leitura da Escola Americana de São Paulo (1889-1933)", é o livro de leitura que consta dos programas dos Cursos Primário, Intermediário e Secundário dessa instituição nesse período. O "inventário" que fiz à luz dos conceitos de representação e apropriação de Chartier nos treze livros que pesquisei revelou que eles se distinguiam do compêndio e contribuíam para a educação e a instrução de alunos, oferecendo prática da Língua Portuguesa, ensinamentos morais e patrióticos, conhecimentos históricos e geográficos, cultura geral e noções de cultura popular e indígena. Com base nos prefácios de alguns livros de leitura produzidos nesse período, tivessem eles sido ou não adotados e/ou indicados na Escola Americana de São Paulo, recuperei o conceito de livro de leitura na ótica de alguns autores que os compuseram. Neste trabalho, apresento alguns resultados dessa parte de minha pesquisa.

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Biografia do Autor

Shirley Puccia

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade, da Pontifícia Universidade Católica de são Paulo.

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Como Citar

PUCCIA, Shirley. O Livro de leitura (1889-1933) Instrumento de Educação e Instrução. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 5, n. 2, 2003. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1365. Acesso em: 2 out. 2024.

Edição

Seção

Estudos